Congresso 2015

Congresso 2015

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Seja mais produtivo


Entrevista com David Allen e Tony Schwartz



Qual o segredo da eficácia? O sistema certo ou o estado de espírito certo? Dois especialistas no assunto dão sua opinião.


DAVID ALLEN E TONY SCHWARTZ conheciam desde muito o trabalho um do outro, mas nunca tinham se encontrado. Allen é consultor de produtividade e autor do best-seller A Arte de Fazer Acontecer (no original, Getting Things Done), que apresenta o sistema de listas de afazeres que os adeptos chamam pela sigla GTD. Schwartz, autor do best-seller Be Excellent at Anything e blogueiro regular da HBR, é presidente da consultoria The Energy Project, que recorre à ciência do alto desempenho para ajudar indivíduos e organizações a turbinar o engajamento e a produtividade.

Os dois já prestaram consultoria a muitas das mesmas empresas, às vezes dando seminários no mesmo auditório com um dia de diferença. Até que, no meio do ano passado, Allen parou para ouvir uma palestra de Schwartz numa feira. De lá para cá, os dois se encontraram várias vezes para falar sobre o método de cada um para melhorar o rendimento do trabalhador do conhecimento. Nessa conversa editada com a HBR, falam do poder de distração do e-mail, contam como um foi influenciado pelo outro e explicam por que é preciso fazer a tarefa mais importante do dia logo de manhã (embora só um dos dois consiga).

HBR: Partamos com algo simples. Como definir o que cada um de vocês faz?
ALLEN: Meu trabalho é ajudar indivíduos e organizações a produzir mais com menos recursos. Ensino uma série de técnicas e uma metodologia que produzem uma maior sensação de concentração e controle.
SCHWARTZ: Mostramos a indivíduos e organizações como administrar a energia de um jeito melhor para fazer mais coisas em menos tempo, de modo mais sustentável. Para isso, é preciso trabalhar de um jeito novo, equilibrando períodos de alta concentração com pausas intermitentes para renovação.

__________________________
Artigo gentilmente cedido pela Revista Harvard Business Review Brasil (www.hbrbr.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,