Congresso 2015

Congresso 2015

domingo, 17 de julho de 2011

VClipping - facilidade é tudo


Trabalhar com a legislação de recursos humanos do Estado de São Paulo não é tarefa fácil. A legislação é ampla e esparsa, com um grande número de alterações. Muitas vezes, quando um profissional da área vai pesquisar sobre um tema, esta pesquisa fica incompleta. No entanto, não se trata de incompetência ou preguiça, mas de dificuldade. Frente a este cenário, um grupo pequeno de servidores com maior tempo de manejo da legislação, detêm o conhecimento e fazem melhor uso da legislação, por um acumulado de conhecimento gerado por anos de experiência. Ora, este cenário gera os seguintes riscos para uma gestão eficaz:


  • um dia estes profissionais deixam a organização e levam consigo o seu conhecimento;
  • dificuldade em formar com brevidade novos profissionais para a área de recursos humanos;
  • pouca autonomia dos novos funcionários frente à análises referentes à legislação de recursos humanos;
  • dispêndio de muito tempo na busca por informações na legislação, sem garantias de efetividade e qualidade do retorno da pesquisa;
  • tempo para formar novos profissionais, afinal de contas, quanto tempo levaria até formar novos experts nesta legislação? Anos. Talvez décadas.

A Unidade Central de Recursos Humanos vem trabalhando para oferecer soluções com o objetivo de facilitar o trabalho dos servidores que atuam na área de recursos. Neste sentido, está lançando o VClipping, mais e menos que uma base de dados de legislação, trata-se de uma nova experiência de pesquisa e uso da legislação relativa aos recursos humanos do Governo do Estado de São Paulo.

O VClipping foi desenvolvido em tecnologia wiki, para uma navegação ágil, amigável e relacional. Por estar na rede mundial de computadores, fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Se apóia, ainda, no conceito de colaboração, em que usuários são os responsáveis pela alimentação da base de dados¹, podendo fazer parte da construção deste grande projeto. Por essência o VClipping não está concluído, nem nunca estará; em constante mutação e desenvolvimento, sua base de dados é ampliada dia a dia.

Abaixo relacionamos alguns dos diferenciais do VClipping.


  • Páginas totalmente relacionadas (botão: páginas afluentes);
  • Links por todo o corpo do texto remetendo o usuário às páginas vinculadas;
  • Páginas conceitos: são páginas com o objetivo de explicar de maneira mais simples e direta a aplicação dos conceitos de recursos humanos adotados pelo Estado de São Paulo;
  • Páginas indexadas por temas, facilitando a busca por normas com temas semelhantes;
  • Potente ferramenta de busca, que facilita a busca por informações na base de dados do VClipping;
  • Disponibilização dos Anexos das legislações;
  • Informações técnicas sobre as normas, indicando data de publicação, retificação e atalho para consulta no Diário Oficial do Estado;
  • Entre outras centenas de usos e abusos que você, usuário, poderá inventar.
Para acessar clique no endereço ao lado: www.recursoshumanos.sp.gov.br/vclipping. Visitem, experimentem, depois deixem a sua impressão aqui.

Ideia simples para facilitar a vida! A utilidade quem faz e inventa é o usuário.


________________________
1. A colaboração no VClipping não é livre a qualquer pessoa. Devido ao caráter formal e a necessária qualidade das informações que devem ser geridas na base de dados, os colaboradores são previamente cadastrado tendo acesso específicos para edição e inclusão de novas páginas. Esta restrição não diminui o caráter colaborativo da experiência, já que a fonte não é centralizada, mas permeia a Administração Pública Paulista.

Um comentário:

  1. Nossa agora é que a coisa vai ficar boa kkkkkkk Parabéns UCRH mesmo sabendo que a legislação de recursos humanos é ampla e bem diversificada, o clipping vai dar um outro formato na visualização do que procuramos. Parabéns mais uma vez, já vou fazer a divulgação jná rsrsrsrs.
    abraços
    Ricardo Eiras

    ResponderExcluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,