Escrito por: Shvetank Shah*
No mundo todo, a tomada de decisões na atividade empresarial entrou numa nova era. A capacidade de colher, armazenar, acessar e analisar dados cresceu em ritmo exponencial na última década. Hoje, empresas gastam milhões e milhões de dólares para administar a informação que chega de fornecedores e clientes.
Mas, apesar da inebriante promessa sobre o retorno do investimento em montanhas de dados, empresas enfrentam um desafio. O investimento na análise de dados pode ser inútil, até contraproducente, se o pessoal não souber usar esses dados na hora de tomar decisões complexas.
Nosso estudo traz um alerta sucinto para gestores: neste exato instante, é bem provável que alguém em sua organização esteja tomando uma decisão equivocada com base em informações que custaram o olho da cara para conseguir.
Para ajudar organizações a medir e melhorar a desenvoltura do pessoal na tomada de decisões fundadas em dados, o Corporate Executive Board criou uma ferramenta, a Insight IQ, que avalia a capacidade de coleta e análise de informações relevantes. Avaliamos 5 mil funcionários em 22 empresas mundiais e dividimos todos em três grupos. “Empiristas categóricos” põem a análise antes do próprio critério e “tomadores de decisão viscerais” seguem exclusivamente o instinto.
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Artigo gentilmente cedido pela Revista Harvard Business Review Brasil (http://www.hbrbr.com.br).
*Shvetank Shah é diretor do departamento de tecnologia da informação do Corporate Executive Board. Andrew Horne e Jaime Capellá são diretores-gerentes da entidade.
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