Sonia Goulart *
Maria Terezinha Angeloni **
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Objetivando transformar o conhecimento tácito em conhecimento estrutural explícito, consolidado e compartilhado institucionalmente; reduzir o tempo que os novos empregados levam para aprender aquilo que a organização sabe; diminuir a perda de capital intelectual que a empresa tem quando um empregado é desligado; estabelecer um diferencial competitivo pelo uso de melhores práticas de compartilhamento do conhecimento; aumentar o capital intelectual da empresa pela criação de sistemas de compartilhamento e estruturação do conhecimento, foi desenvolvida a metodologia de Retenção de Conhecimentos Críticos.
Importante destacar que uma metodologia não é genérica e que deve ser adaptada à realidade de cada organização. Tal fato pode ser constatado pelos relatos dos casos apresentados.
Ressalte-se que para o compartilhamento e institucionalização do conhecimento a empresa deve procurar o equilíbrio entre as práticas de explicitação e de socialização do conhecimento, lembrando-se que ao implantar um projeto desse porte a empresa necessita considerar três elementos fundamentais: as pessoas e sua intenção de compartilhar o que sabem; os ambientes, virtuais ou presenciais, que possibilitem a interação das pessoas; e as tecnologias disponíveis.
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* Universidade Católica de Brasília - UCB (pesquisador externo); SG Educação Empresarial.
** SG Educação Empresarial.
Artigo gentilmente cedido pela autora. Publicado originalmente no CD-ROM do IV Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2011.
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