Congresso 2015

Congresso 2015

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dan Pink e a surpreendente ciência da motivação


Hoje postamos uma palestra de Dan Pink, autor de, entre outras obras, Motivação 3.0 - os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. Pink discute as formas de gestão que utilizamos até hoje buscando obter melhores resultados, mas que, segundo ele, não têm a eficácia esperada.

A palestra é bastante interessante para discutir a questão da motivação e o que nos faz melhorar o desempenho em nossos trabalhos; o que nos move para conquistar um novo patamar de excelência no trabalho.

Na literatura de Administração fala-se em demasia em programas de pagamento de comissão e bônus para incentivar as pessoas a melhorar seus desempenhos, criando assim equipes de alto potencial. Mas será que isto funciona como esperamos? As pessoas com maiores recompensas são as com melhores desempenhos, necessariamente? Quais os limites da motivação extrínseca, isto é, a motivação externa à pessoa, como recompensas pecuniárias?

Vejam esta palestra e comentem sobre suas impressões sobre o tema.

PS: é possível adicionar  a legenda em português.

Um comentário:

  1. Pensamos sempre em termos salariais pra nos sentirmos motivados, mas percebemos que, para além da questão financeira, temos que nos encontrar e nos identificar naquilo que fazemos. A legitimação da auto-realização no trabalho é o mais importante. Para que ela aconteça temos que nos sentir parte importante de uma organização. Entram aí questões de equipe e fortalecimento dos ideais e da finalidade e do sentido daquilo que fazemos.

    ResponderExcluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,