Congresso 2015

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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Avaliação do Desempenho na Administração Pública [Diálogos sobre Gestão de Pessoas]


O evento integra o Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos – PAP-RH, promovido pela Unidade Central de Recursos Humanos, da Secretaria de Gestão Pública. Os diálogos são compostos por encontros bimensais que, em seu conjunto, têm como objetivo discutir como o RH pode contribuir com a melhoria da prestação dos serviços públicos para a sociedade.

O diálogo do dia 21 de agosto de 2013 aconteceu no auditório da Companhia Ambienta do Estado de São Paulo – CETESB, da Secretaria do Meio Ambiente, e teve como público-alvo as lideranças públicas e servidores da área de recursos humanos da Administração Pública Paulista. Contou com a presença do Prof. Ademar Orsi, Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, graduado em Administração pela Escola Superior de Administração de Negócios (atual Centro Universitário FEI), sócio da Cedro Pesquisa, Ensino e Consultoria Ltda e professor da Fundação Instituto de Administração, da Universidade Anhembi Morumbi e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Participaram como convidados da conversação a Sra. Clodine Janny Teixeira, psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da USP, professora de Psicologia na Universidade UNIBAN/Anhanguera, Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP; o Sr. Thiago Santos, Diretor Técnico III na Unidade Central de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública; a Sra Maria José de Oliveira, Diretora do Centro de Recursos Humanos da Secretaria da Segurança Pública e Ivone Faddul Alves, Oficial Operacional da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

O sr. Thiago Santos iniciou o diálogo apresentando o tema, "Avaliação de Desempenho", destacando que todos nós, a todo tempo, avaliamos, fazemos juízo de valor sobre algo.

Em seguida, o sr. Ademar Orsi fez sua apresentação, destacando os pontos importantes que devem ser levados em consideração para aplicação de um processo de avaliação de desempenho. Indicou diferentes modelos e formas de avaliação, que devem ser pensadas a partir das características/cultura da organização, frisando que não há fórmulas prontas e que os modelos e instrumentos de avaliação devem ser constantemente revistos.

No Ciclo de Gestão do Desenvolvimento, composto por planejar / acompanhar / avaliar, tem o papel da liderança como fundamental para sua efetivação. Outro tema abordado foi a percepção de justiça no processo de avaliação, pois um sistema de avaliação inadequado pode gerar no avaliado o sentimento de ser injustiçado. 

Após, foi aberto o diálogo com os convidados que destacaram suas experiências a partir de diversos pontos de vista. Foram levantados os problemas e insatisfações com os processos de avaliação de desempenho atuais e também o papel e responsabilidades das lideranças nestes processos. Tratou-se do aspecto emocional, como os impactos destes processos podem refletir no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

No diálogo com o público foram apresentadas outras experiências de aplicação de avaliação de desempenho da Polícia Militar e da CET. Também foram levantadas as dificuldades de relacionamento entre chefias e subordinados, principalmente nos processo de avaliação, e a falta de envolvimento / responsabilidade das chefias com o processo.

Comentou-se, ainda, questões relacionadas à traços culturais muito fortes do povo brasileiro que dificulta enormemente os processos de avaliação não gostamos de ser avaliados. Somos muito bons em avaliar, conhecemos nossas próprias falhas, mas não gostamos de vê-las apontadas por terceiros.

Dentre as várias excelentes participações do público, destacou-se falas sobre o modelo de avaliação de desempenho atualmente adotado; sugeriu-se a criação de fóruns de discussão permanentes, para buscarem novos modelos de participação e atuação na administração pública.

O público levantou a questão da avaliação de desempenho ter relação direta com a remuneração dos servidores como sendo um aspecto negativo, pois as chefias teriam receio em prejudicar os colegas, além de procurar compensar eventuais déficits salariais com uma avaliação desproporcionalmente positiva.

O sr. Thiago fez um contraponto, lembrando a todos sobre a responsabilidade que devemos ter com os recursos públicos, com nossas entregas de cidadania e com a importância de os gestores diferenciarem os servidores através do processo de avaliação, reconhecendo os bons profissionais e alertando os não tão bons quanto aos pontos em que precisam se desenvolver.

O Prof. Orsi ainda destacou que é preciso envolver as chefias no processo de avaliação, fazendo com que eles compreendam as ferramentas de avaliação e como elas podem ser favoráveis no gerenciamento de sua equipe. 

Veja as fotos do evento: http://goo.gl/d9xLRH.


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