Congresso 2015

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segunda-feira, 11 de maio de 2015

Entrevista com Erika Caracho - ETEC CEPAM


Erika Caracho é Professora e Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica Estadual- ETEC CEPAM

1) O Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (CEPAM) é um órgão do governo estadual que atualmente funciona dentro da Universidade de São Paulo. O que faz o CEPAM? Como ele atua?
O Cepam é uma fundação do Governo do Estado que atua no desenvolvimento de políticas públicas e no aperfeiçoamento das técnicas de gestão nos municípios. Além de outras atividades, ele oferece capacitações diversas para os funcionários de municípios do Estado de São Paulo. Com essa experiência, percebeu-se que faltava uma formação técnica de nível médio no Estado de São Paulo na área de gestão pública.
A Etec Cepam então surge de uma parceria entre o Cepam e o Centro Paula Souza, o primeiro tendo o conhecimento sobre políticas públicas e gestão municipal e o segundo com excelência na formação técnica e tecnológica. Depois desse primeiro curso de Gestão Pública (atualmente Gestão de Políticas Públicas), agregamos outros cursos que também tratam de ações/políticas públicas e sociais: o Técnico em Orientação Comunitária e o Técnico Legislativo.

2) A Escola Técnica do CEPAM oferece cursos técnicos de Gestão de Políticas Públicas, de Técnico Legislativo e de Técnico de Orientação Comunitária. Quais as possibilidades de atuação dos técnicos formandos nessas áreas?
Em todos os nossos cursos os formados podem atuar diretamente no setor público, seja no Poder Executivo ou Legislativo ou até Judiciário, seja por cargos em comissão ou cargos efetivos (prestando concursos).  Eles têm ainda a possibilidade de trabalhar no setor privado (por exemplo com empresas que tenham interface com o poder público - a área de licitações é uma possibilidade) e no terceiro setor (com ações sociais). Também podem atuar em movimentos sociais, seja liderando processos em suas comunidades ou no acompanhamento de questões públicas específicas (moradia, transporte, educação...).

3) Os cursos técnicos costumam ter um apelo maior entre os jovens, pessoas que estão iniciando suas carreiras. Quais os desafios de se atrair esses jovens para que se interessem pela área pública?
Nos nossos cursos, como são modulares (somente os cursos técnicos), recebemos um público bem diverso. A média de idade dos estudantes da escola toda é de 33 anos (desde jovens com 15 anos até profissionais mais experientes, com 60 anos). Nas turmas da tarde o perfil costuma ser de jovens finalizando o ensino médio misturado com adultos de diversas áreas de atuação.  Já nas turmas da noite, os estudantes, em sua maioria, já trabalham - muitos no setor público - e é um perfil de pessoas com mais experiência profissional e acadêmica (alguns inclusive com graduação e pós em diversas áreas). O que todos eles têm em comum: querer conhecer mais sobre como as ações públicas e sociais acontecem, surgem e se desenvolvem, seja pelos processos do executivo, seja pelo legislativo ou ainda por organizações não governamentais.

4) Quais as vantagens em se formar um público jovem para atuar na área pública?
Os mais jovens que formamos na escola costumam seguir estudos no ensino superior nas áreas correlatas de formação, prioritariamente nos cursos de Gestão de Políticas Públicas, Administração Pública, Ciências Sociais e Direito. Outros ainda prestam concursos ou começam a trabalhar nas diversas áreas possíveis de atuação desses técnicos. O interessante é que os formados pela escola vão ou estão no mercado de trabalho com visões positivas da administração pública, de que podem e devem ser funcionários com uma atuação inovadora nos seus postos de trabalho.

5) Os cursos técnicos oferecidos pela ETEC do CEPAM também são indicados a outros públicos? A quem mais eles podem interessar?
Como disse, temos muitos profissionais inclusive com graduação e pós nas nossas turmas. Quem procura a escola quer entender com mais profundidade como as relações dentro do setor público e social se dão, e aprendem ferramentas básicas para lidar com essas questões. Isso é possível pois muitas vezes nos seus estudos anteriores não tiveram a oportunidade de desenvolver tais competências e habilidades para essa atuação profissional específica. Por exemplo, já recebemos profissionais com formação em Enfermagem, Arquitetura, Direito, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais, Serviço Social, Psicologia, Artes, Odontologia, Secretariado... Enfim, esses foram alguns que lembrei agora, mas já dá para sentir a diversidade de experiências e perfis que recebemos na escola! 

Por fim, convido todos os funcionários públicos estaduais a conhecerem a Etec Cepam e nossos cursos. Venham compartilhar suas práticas e conhecimentos e aprender com colegas de sala e com os professores como é sim possível construir um setor público sem a necessidade de muitos recursos financeiros e materiais, mas com a certeza de que um desses recursos é muito importante para a eficiência e eficácia do Estado: pessoas qualificadas nas suas atuações!

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