Erika
Caracho é Professora e Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica Estadual- ETEC
CEPAM
1) O
Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (CEPAM) é um
órgão do governo estadual que atualmente funciona dentro da Universidade
de São Paulo. O que faz o CEPAM? Como ele atua?
O Cepam
é uma fundação do Governo do Estado que atua no desenvolvimento de políticas
públicas e no aperfeiçoamento das técnicas de gestão nos municípios. Além
de outras atividades, ele oferece capacitações diversas para os funcionários de
municípios do Estado de São Paulo. Com essa experiência, percebeu-se
que faltava uma formação técnica de nível médio no Estado de São Paulo na
área de gestão pública.
A Etec
Cepam então surge de uma parceria entre o Cepam e o Centro Paula Souza, o
primeiro tendo o conhecimento sobre políticas públicas e gestão municipal e o
segundo com excelência na formação técnica e tecnológica. Depois desse primeiro
curso de Gestão Pública (atualmente Gestão de Políticas Públicas), agregamos
outros cursos que também tratam de ações/políticas públicas e sociais: o
Técnico em Orientação Comunitária e o Técnico Legislativo.
2) A
Escola Técnica do CEPAM oferece cursos técnicos de Gestão de Políticas
Públicas, de Técnico Legislativo e de Técnico de Orientação Comunitária.
Quais as possibilidades de atuação dos técnicos formandos nessas áreas?
Em
todos os nossos cursos os formados podem atuar diretamente no setor público,
seja no Poder Executivo ou Legislativo ou até Judiciário, seja por cargos em
comissão ou cargos efetivos (prestando concursos). Eles têm ainda a possibilidade de trabalhar no
setor privado (por exemplo com empresas que tenham interface com o poder
público - a área de licitações é uma possibilidade) e no terceiro setor (com
ações sociais). Também podem atuar em movimentos sociais, seja liderando
processos em suas comunidades ou no acompanhamento de questões públicas
específicas (moradia, transporte, educação...).
3) Os
cursos técnicos costumam ter um apelo maior entre os jovens, pessoas que estão
iniciando suas carreiras. Quais os desafios de se atrair esses jovens para que
se interessem pela área pública?
Nos
nossos cursos, como são modulares (somente os cursos técnicos), recebemos um
público bem diverso. A média de idade dos estudantes da escola toda é de
33 anos (desde jovens com 15 anos até profissionais mais experientes, com 60
anos). Nas turmas da tarde o perfil costuma ser de jovens finalizando o
ensino médio misturado com adultos de diversas áreas de atuação. Já nas turmas da noite, os estudantes, em sua
maioria, já trabalham - muitos no setor público - e é um perfil de pessoas com
mais experiência profissional e acadêmica (alguns inclusive com graduação e pós
em diversas áreas). O que todos eles têm em comum: querer conhecer mais sobre
como as ações públicas e sociais acontecem, surgem e se desenvolvem, seja pelos
processos do executivo, seja pelo legislativo ou ainda por organizações não
governamentais.
4)
Quais as vantagens em se formar um público jovem para atuar na área pública?
Os
mais jovens que formamos na escola costumam seguir estudos no ensino superior
nas áreas correlatas de formação, prioritariamente nos cursos de Gestão de
Políticas Públicas, Administração Pública, Ciências Sociais e Direito. Outros
ainda prestam concursos ou começam a trabalhar nas diversas áreas possíveis de
atuação desses técnicos. O interessante é que os formados pela escola vão ou
estão no mercado de trabalho com visões positivas da administração pública, de
que podem e devem ser funcionários com uma atuação inovadora nos seus postos de
trabalho.
5) Os
cursos técnicos oferecidos pela ETEC do CEPAM também são indicados a outros
públicos? A quem mais eles podem interessar?
Como
disse, temos muitos profissionais inclusive com graduação e pós nas nossas
turmas. Quem procura a escola quer entender com mais profundidade como as
relações dentro do setor público e social se dão, e aprendem ferramentas
básicas para lidar com essas questões. Isso é possível pois muitas vezes nos
seus estudos anteriores não tiveram a oportunidade de desenvolver tais
competências e habilidades para essa atuação profissional específica. Por
exemplo, já recebemos profissionais com formação em
Enfermagem, Arquitetura, Direito, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais,
Serviço Social, Psicologia, Artes, Odontologia, Secretariado... Enfim, esses
foram alguns que lembrei agora, mas já dá para sentir a diversidade de
experiências e perfis que recebemos na escola!
Por fim, convido todos os funcionários públicos estaduais a conhecerem a Etec Cepam e nossos cursos. Venham compartilhar suas práticas e conhecimentos e aprender com colegas de sala e com os professores como é sim possível construir um setor público sem a necessidade de muitos recursos financeiros e materiais, mas com a certeza de que um desses recursos é muito importante para a eficiência e eficácia do Estado: pessoas qualificadas nas suas atuações!
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