Congresso 2015

Congresso 2015

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Escolhas e Carreiras




por Yara Leal de Carvalho [1]



Construir uma carreira é tarefa que exige dedicação, atenção e cuidado.  Desde o principio, fazendo a opção pelo curso técnico, pelo curso superior, ou pelo primeiro emprego, fazemos escolhas que vão determinar, em parte, o futuro de nossa carreira. Ter consciência de que essas escolhas provocam resultados é fundamental para assumir a responsabilidade sobre nossas ações e deixar de lado o papel de vítima das circunstâncias.

Quanto antes entendermos que tudo é simplesmente resultado de nossas escolhas, e que elas são um movimento de liberdade pessoal que vai determinar o caminho que a vida vai tomar, mais cedo podemos assumir o controle e a responsabilidade sobre nossa vida e especificamente sobre nossa carreira.

Existe a alternativa – Deixa a vida me levar – que não deixa de ser uma estratégia, contudo ela incentiva a postura de vítima, de culpar as circunstâncias, as pessoas e o acaso pelo que não sai do jeito que gostaríamos. Se quisermos ser os condutores de nossa carreira devemos nos tornar conscientes das escolhas que fazemos.

A escolha é um processo mental de pensamento envolvendo julgamento de múltiplas opções e seleção de uma delas para a ação. Fazer escolhas implica em renunciar a alguns desejos para viabilizar outros.

A questão é como fazer boas escolhas, como minimizar as perdas e aumentar os ganhos e com isso construir uma carreira que nos dê prazer e da qual tenhamos orgulho?

Algumas estratégias para fazer escolhas mais conscientes e acertadas são:

  • Definir seus objetivos de longo prazo, assim sempre que tiver que escolher pode verificar se esse caminho estará fazendo você se aproximar ou afastar desses objetivos;
  • Pensar nos impactos que determinada opção de escolha terá a curto, médio e longo prazo;
  • Verificar se determinada opção de escolha está de acordo com seus valores;
  • Não fazer escolhas impulsivas;
  • Não se basear exclusivamente na intuição, fundamente-se em fatos e analise os prós e contras;
  • Amplie as possibilidades, levantando varias opções de escolha, para depois escolher a de maior potencial;
  • Pergunte-se se fizer essa escolha sua vida ficará melhor;
  • Não decida sob forte emoção. Espere um momento onde a razão esteja no domínio.
  • Avalie qual o impacto que determinada opção de escolha poderá ter nas pessoas que são importantes para você.

Cuidando do seu processo de escolha você estará direcionando sua carreira por caminhos que lhe trarão maior satisfação e terá o privilégio de elaborar um currículo profissional do qual se orgulhe e sobre o qual não tenha nada do que se envergonhar.

Experimente as dicas sobre como fazer boas escolhas na próxima oportunidade que tiver, sei que não vai demorar muito, pois a partir da hora em que acordamos pela manhã, já começamos a fazer escolhas... Deixe seu comentário e ou opinião sobre este post, eu vou adorar!

_______________________________
Artigo gentilmente cedido pela autora.

[1] A autora é psicóloga com MBA Executivo em Negócios, Formação Internacional em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching  e Pratictioner em PNL. Sócia da ASDP Consultores (www.asdp.com.br). Atua há 20 anos na área de Recursos Humanos, em empresas como: Editora Abril, Banco Nacional e Sul América. Vem desenvolvendo projetos na área de atração de talentos, desenvolvimento de pessoas e coaching de carreira e vida.

2 comentários:

  1. Após formação e trinta e dois anos de trabalho me pergunto até hoje se fiz uma boa escolha. E porquê? a partir do momento que escolhemos superou-se os anseios e dúvidas, porém vão surgindo no decorrer outras tantas, incontáveis e inimagináveis.Pensar em impactos ontem, hoje e amanhã, sob a visão do hoje, que tanto muda? Escolher uma carreira para uma vida quando se tem apenas 18 anos? A refletir...Afinal o que é uma boa escolha?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivany,

    O boa escolha é aquela que traz beneficios para sua vida por algum tempo. O bom é que, com o aumento de expectativa de vida, podemos ter mais de uma carreira ao longo da vida. E você já pensou em traçar nos caminhos para sua carreira no futuro?
    Pense nisso e sucesso1
    Yara
    ASDP Consultores
    www.asdp.com.br

    ResponderExcluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,