Violência: Estado, Sociedade e Cultura
No Brasil, a violência não é um fenômeno recente. "A sociedade brasileira tradicional, a partir de um complexo equilíbrio de hierarquia e individualismos, desenvolveu, associado a um sistema de trocas, reciprocidade na desigualdade e patronagem, o uso da violência, mais ou menos legítimo, por parte de atores sociais bem definidos", analisa Gilberto Velho. O fato é que a violência humana, onipresente no cotidiano contemporâneo invade nossas vidas das mais diversas maneiras. De uma perspectiva sociopolítica pode ser vista como uma transgressão de normas, regras e leis que estruturam a vida em sociedade. Suas manifestações podem surpreender como um ato de loucura, individual ou coletivo, mas a rigor são expressões de um conjunto de mecanismos visíveis e invisíveis que permeiam verticalmente toda a sociedade espalhando-se pelas relações sociais, que vai da família à escola, dos locais de trabalho às instituições públicas, retornando ao aparelho do Estado.
ABORDAGENS E PARTICIPANTES
1. O Perfil da violência brasileira contemporânea e as respostas do Estado
Sergio Franca Adorno de Abreu. Sociólogo, Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. É Professor Titular em Sociologia da FFLCH/USP e Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência; NEV/USP. Responsável pela Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.
2. O papel dos órgãos de repressão e as políticas de accountability
Viviane de Oliveira Cubas. Socióloga, Doutoranda e Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência NEV/USP, com ênfase nos temas violência, direitos humanos, segurança pública, segurança privada e polícia.
Rose Inojosa. Técnica da Fundap. Atual dirigente da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz. PMSP
Data:
31 de maio de 2011, terça-feira, das 14h30 às 17h30
Local:
Anfiteatro da Fundap
Rua Alves Guimarães, 429
5º andar. Pinheiros. São Paulo
INSCREVA-SE NO PORTAL FUNDAP
O seminário será exibido em tempo real, pela internet em http://debates.fundap.sp.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:
- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.
Agradecemos a participação,