Congresso 2015

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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como usar as mídias sociais para otimizar negócios




Na década de 1960, uma dona de casa que quisesse saber quais eram as ofertas da sua região deveria fazer uma pesquisa pessoalmente, indo direto ao mercado ou à feira perto da sua casa e perguntando aos comerciantes. Vinte anos depois, as fontes de informação e a oferta de produtos aumentaram tremendamente. Os comerciais e panfletos dos grandes supermercados passaram a facilitar o acesso e a organização desse tipo de informação, dando início às pesquisas de preço em tabloides e cooperativas de donas de casa.

Na época, a dona de casa contava com uma valiosa informante: a vizinha. Conversar com as amigas sempre foi, e sempre será, uma fonte de informações valiosa e, acima de tudo, confiável.

Agora, imagine um país sofrendo com a constante alta dos preços dos alimentos. O que acontece quando um grupo de donas de casa resolve se unir e coletar diariamente toda a informação sobre as ofertas dos mercados de sua região, via celular, com o objetivo de divulgar umas para as outras? Imagine o grupo organizado, consolidando em um só lugar as promoções de todos os tabloides de supermercados perto de sua casa. O benefício às participantes seria enorme.

E foi exatamente o que aconteceu no Japão em 2003, quando Yasuyo Fukui criou o site Mainichi Tokubai. Quando as donas de casa descobriram a incrível ferramenta que tinham à mão, a iniciativa tomou proporções gigantescas e tornou-se uma poderosa arma para economizar. O site literalmente colocou o poder de compra nas mãos dos usuários, permitindo às donas de casa que verifiquem não apenas o produto mais barato, mas também a sua procedência.

“A cada dia o melhor negócio”, esta é a tradução do nome Mainichi Tokubai. Basicamente, o site permite que os consumidores postem atualizações de preços e promoções praticadas nos mercados japoneses. As informações são organizadas e disponibilizadas para consulta dos usuários. “Procurar preços em tabloides é tão ano passado”, diz a usuária Satomi Sato. Ela representa as cerca de 70 mil usuárias do site, que formam um pelotão de “fiscais do melhor preço”, um grupo que certamente os varejistas não estavam esperando ter de lidar.

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Artigo gentilmente cedido pela Revista Harvard Business Review Brasil (http://www.hbrbr.com.br/).


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