Congresso 2015

Congresso 2015

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A surpreendente verdade sobre o que nos motiva.



Hoje publicamos um vídeo excepcional produzido pela RSAnimate (www.theRSA.org). Trata-se de uma animação elaborada a partir de trechos de uma palestra proferida, em Londres, por Daniel Pink, sobre seu livro Drive - The Surprising Truth About What Motivate Us (em tradução livre, Drive - A surpreendente verdade sobre o que nos motiva).


Daniel Pink é um reconhecido pensador no novo  management, autor de quatro best-sellers sobre o mundo do trabalho e da inovação, dos quias se destacam O cérebro do futuro e Motivação 3.0. Publica, ainda, artigos em grandes periódicos, como a Harvard Business Review e The New York Times.

O vídeo apresenta uma pesquisa realizada pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology e pela Universidade de Chicago, para descobrir o quanto a recompensa em dinheiro pode efetivamente estimular a melhora de desempenho das pessoas.

O resultado é surpreendente. A recompensa em dinheiro pode contribuir com melhores resultados em tarefas mecânicas, contribuindo com maiores resultados. Logicamente, mesmo estas tarefas enfrentam limites que recompensa nenhuma poderá superá-los, como o limite de capacidade do profissional. Importante ainda observar que os resultados e as melhoras não são diretamente proporcionais à recompensa.

Quando se trata de trabalhos com o mínimo de capacidade cognitiva, o resultado é surpreendente. Trabalhos que requerem atividades cognitivas são prejudicadas, piorando o desempenho.

Incrível! Esta pesquisa vai de encontro ao senso comum. A premissa de que o sistema de estímulo e recompensa funciona de maneira mecânica foi abalada.

Vejam o vídeo e conheçam a pesquisa, resultados e considerações com mais detalhes. Vale a pena.






2 comentários:

  1. Olha primeiro eu fiquei impressionado com a rapidez dos desenhos. Segundo realmente temos muito de pensar a ligação produtividade - recompensa e vice versa. Claro no mundo capitalista que vivemos tudo ou quase tudo gira em torno do dinheiro, mas a explanação do autor faz a gente repensar as formas e as maneiras se estão ou não ligadas como pensamos.
    Abraços
    Ricardo Eiras

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante no vídeo, quando é dito que as empresas devem pagar um salário para que o dinheiro não seja uma preocupação.

    ResponderExcluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,