Congresso 2015

Congresso 2015

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Concurso de Promoção 2011-2012


No próximo dia 23.12.2011 será publicado o Edital de Abertura do Concurso de Promoção.


Promoção é a passagem do servidor da referência 1 para a referência 2 de sua respectiva classe, devido à  aquisição de competências adicionais às exigidas para o ingresso do servidor no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante.

Para aferir a aquisição dessas competências adicionais há o concurso de promoção, fundamentado em uma metodologia de avaliação de competências própria do Governo do Estado de São Paulo. São avaliadas as competências básicas e intermediárias. 


O concurso de promoção é dirigido para os servidores públicos titulares de cargos ou ocupantes de função-atividade das classes de provimento efetivo abrangidos pela Lei Complementar nº 1.080, de 17 de dezembro de 2008. O Decreto nº 54.779, de 15 de setembro de 2009 regulamenta o certame.

Como Funciona?

  • O concurso de promoção é totalmente informatizado (inscrição, agendamento e exame). 
  • A avaliação é efetuada em duas fases (dois blocos).
  • A avaliação abrange a realização de exames referentes à competências básicas e competências intermediárias.
  • As competências básicas são direcionadas a todos os candidatos, sem exceção.
  • As competências intermediárias serão fruto de escolha do candidato. O candidato indicará para qual área gostaria de ser avaliado. A escolha não precisa estar atrelada a atuação presente, poderá refletir interesse pessoal, formação ou experiências anteriores.
  • Os exames serão realizados em centros de testes, devidamente credenciados.
  • O candidato agenda a data, hora e local do seu exame, conforme disponibilidade dos centros de testes.
  • O exame é objetivo. O número de questões que haverá para cada exame será informado em edital específico.
  • Todos os candidatos aprovados são promovidos.

Competências Básicas

As competências básicas se referem aos conhecimentos e habilidades elementares que sustentam as atividades realizadas pelos profissionais. Elas estão associadas a conhecimentos e habilidades de natureza formativa, como a capacidade de interpretação de texto; capacidade de raciocínio coerente e resolução de problemas com rapidez e precisão. Indicam, portanto, capacidades virtuais e atuais.

Para o concurso de 2011-2012 estão previstas as seguintes áreas:

1. Interpretação de Texto: a avaliação deverá priorizar o uso funcional da linguagem, dispensando conhecimentos formais de nomenclatura e regras gramaticais, por exemplo, ao concentrar-se nas competências de leitura do candidato. Dessa forma, a capacidade  lingüística do indivíduo é valorizada não apenas por seu conhecimento do sistema lingüístico, mas principalmente pelo domínio do sistema comunicativo. As questões têm ênfase em intelecção de texto, fornecendo uma avaliação abrangente do desempenho do candidato face a diferentes situações de comunicação.

2. Noções de Informática Básica: referem-se aos conhecimentos e habilidades básicas de informática inerentes a um bom desempenho do servidor nos dias atuais. Cobram-se temas sobre informática, sistema operacional, editores de texto, planilhas e editores de slides.

3. Noções de Administração Pública: referem-se aos aspectos gerais da Administração Pública Brasileira, a forma como atua, contrata, compra e se desenvolve. O nível de conhecimento desta área é básico, sendo o necessário para que o servidor tenha clareza da organização na qual está inserido.



Competências Intermediárias

As competências intermediárias se referem aos conhecimentos e habilidades direcionadas a grandes áreas estratégicas de competência da organização. Elas estão associadas a conhecimentos, habilidades e desempenhos comuns a diversas ocupações dentro de cada uma das áreas de atuação. A noção de competências intermediárias traz a tona o sentido da ação executada, um conhecimento multifuncional da área de competência, em contraposição ao conhecimento superespecializado. Um dos principais ganhos é inserir o profissional sob uma perspectiva de visão holística do negócio que realiza.

Para o concurso de 2011-2012 estão previstas as seguintes áreas:

a) Gestão do Atendimento e Comunicações Administrativas: reformulada a área de comunicações administrativas do concurso de promoção anterior. Aumentamos o foco na área de gestão do atendimento ao público.

b) Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos: reformulação das áreas de competências intermediárias “Compras, Contratos e Licitações” e “Material e Patrimônio”. Esta área busca aferir a capacidade para o planejamento, o controle e a gestão integral do processo de suprimentos, compras, e gestão de contratos no Estado de São Paulo.

c) Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias: nova área de competência intermediária que busca aferir a capacidade para a formulação, implementação e gestão de contratos de gestão, convênios e parcerias.

d) Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania: nova área de competência intermediária que busca aferir a capacidade para formular diretrizes de programas, projetos e ações de política publica voltadas para esporte e lazer, em diferentes áreas de atuação: esporte educacional, esporte de rendimento, esporte e lazer para a população como meio de melhoria da qualidade de vida e saúde, esporte e lazer para terceira idade, esporte, esporte e lazer para pessoas com deficiências, capacitação em esporte e lazer. Análise de projetos esportivos, avaliação de custos, monitoramento das ações e resultados. Gestão de projetos esportivos executados pela administração. Esta área ganha evidência frente à copa do mundo que será realizada no Brasil em 2014.

e) Planejamento, Orçamento e Finanças: refere-se às características gerais do Sistema Orçamentário e Financeiro e sua forma de operação no Estado de São Paulo, para a tomada de decisões cotidianas que envolvam orçamentos. Trata do ciclo de planejamento – Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Modelo de gestão por programas; da elaboração orçamentária e seus sistemas de apoio – Estrutura de Programas e Ações (EPA), Proposta Orçamentária Setorial (POS); da execução orçamentária seus sistemas de apoio e acompanhamento – Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM), Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (SIGEO), Sistema de Alterações Orçamentárias (SAO).

f) Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos: refere-se às atividades de recursos humanos e gestão de pessoal. Trata de administrar cargos e funções-atividade, estabelecer quadro funcional, realizar seleção de servidor, provimento de cargo e preenchimento de função-atividade, administrar vida funcional dos servidores. Abrange ainda, práticas de gestão de pessoas, metodologias de avaliação de desempenho e competências, desenvolvimento e capacitação de servidores, segurança e medicina do trabalho.

g) Sistemas de Informação: refere-se à área de competência intermediária “Tecnologia da Informação” do último concurso. Alteramos a descrição para torná-la mais clara e aderente aos objetivos da área.


h) Transporte e Administração de Frotas: refere-se a ações relativas à fixação da frota, aquisição, registro, regularização, manutenção, abastecimento, controle  do uso, da movimentação e da guarda de veículos oficiais, em convênio ou locados.



Perguntas Frequentes

O servidor que tiver incorporado valores nos termos do artigo 133 da Constituição Estadual poderão ser promovidos?
Sim. Contudo, observamos que os efeitos da promoção são sempre sobre o cargo efetivo ou função-atividade. Em alguns casos a promoção pode não gerar impacto pecuniário, caso a diferença incorporada pelo artigo 133 seja superior ao valor gerado pela promoção.

Participei de um concurso de promoção anterior, poderei participar novamente?
Os servidores que participaram do concurso de promoção anterior e NÃO foram promovidos poderão se inscrever novamente para este concurso. Os servidores que participaram do concurso de promoção anterior e FORAM promovidos não poderão participar deste concurso, uma vez que já estarão na referência 2 do seu respectivo cargo.

Quais cursos superiores são aceitos?
Somente serão aceitos os diplomas de graduação. São considerados graduação: títulos de bacharel, licenciatura e tecnólogo. Cursos de sequenciais de formação específica, apesar de serem cursos de nível superior, não são considerados graduação, portanto, estes  títulos não serão aceitos para o concurso de promoção.

Ainda não tenho diploma, apenas certificado de conclusão de curso, posso apresentar o certificado na inscrição e posteriormente o diploma?
Não. Para ter a inscrição efetivada é preciso apresentar o diploma e não serão aceitos, sob nenhuma alegação, certificados de conclusão de curso. Conforme transcrevemos o artigo 8º do Decreto nº 54.779, de 15 de setembro de 2009:
Artigo 8º - Para efeito de comprovação de formação de que trata o inciso III do artigo 3º deste decreto serão considerados somente os diplomas de graduação em curso de nível superior e de pós-graduação “stricto” ou “lato senso”, devidamente registrados pelos órgãos competentes.
Parágrafo único - Em hipótese alguma serão aceitos comprovantes de conclusão de curso ou outros documentos que não os discriminados no “caput” deste artigo.

Onde posso encontrar o conteúdo de referência para estudo?
A publicação do Edital com o conteúdo detalhado está previsto para 31.01.2012.

Quanto preciso tirar no exame para ser aprovado?
A avaliação considera o desempenho entre os pares. Serão, portanto, considerados aprovados, os servidores que tiverem o desempenho acima da média.

Qual o peso de cada área no concurso de promoção?
As competências básicas terão peso de 60% no concurso e a área de competência intermediária peso de 40%. As áreas das competências básicas terão peso iguais, 20% para cada uma delas (Interpretação de texto, Noções de Informática, Noções de Administração Pública).

Outros questionamentos e respostas poderão ser encontrados no site:



Candidato, observe o quadro abaixo com recomendações importantes para evitar problemas.


As dúvidas adicionais deverão ser direcionadas aos seus respectivos órgãos setoriais de recursos humanos e ao fale conosco.

Acompanhe este Blog e o nosso site para se manter informado sobre novidades sobre o concurso de promoção.

Desejamos boa sorte para todos.