Congresso 2015

Congresso 2015

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Servidor Público Estadual agora pode optar por conta salário


O Comunicado Conjunto CGE/DDPE/DFE nº 01/2012, da Coordenadoria da Administração Financeira da Secretaria da Fazenda, informou que o servidor público estadual poderá, a partir de janeiro de 2012, optar pela conta salário junto ao Banco do Brasil. 

Leia o comunicado na íntegra abaixo, que expõe algumas orientações aos servidores interessados em optar por esta modalidade de conta bamcária.


Comunicado Conjunto CGE/DDPE/DFE nº 01/2012


Os Diretores da Contadoria Geral do Estado, do Departamento de Despesa de Pessoal do Estado e do Departamento de Finanças do Estado, no uso de suas atribuições e visando fixar orientação acerca dos procedimentos a serem adotados no que se refere a aplicação das normas estabelecidas na Resolução nº 3.402, de 06 de setembro de 2006 e Resolução nº 3.424, de 21 de dezembro de 2006 emitidas pelo Banco Central do Brasil acerca da chamada “conta salário”, comunicam que a partir de janeiro/2012 o servidor poderá optar por essa funcionalidade junto ao Banco do Brasil, observadas as orientações abaixo:

1. O Banco do Brasil à vista de manifestação formal do servidor junto à agência bancária habilitará a sua conta corrente em conta salário, mantendo o mesmo número da conta corrente atual.

2. Não é necessária a abertura da conta salário pelo empregador para os servidores públicos, pois o Governo de São Paulo já possui o contrato que vigora até 2014;

3. O servidor que desejar ativar a funcionalidade da conta salário deverá tratar diretamente com a agência do Banco do Brasil, onde possui sua conta;

4. O servidor que habilitar a conta salário deixará de ter os benefícios da conta corrente, passando a usufruir somente dos benefícios da conta salário (movimentação por cartão magnético ou cheque avulso, emissão de extratos bancários, saques limitados, etc).

5. A conta salário dá a possibilidade do servidor solicitar a transferência mensal programada de seus vencimentos/proventos para outro banco, a partir de formalização junto à agência do Banco do Brasil;

6. A conta salário não permite, dentre outros, o crédito/depósito de outras fontes (como por exemplo, o pagamento de diárias), não autoriza outro titular (conta conjunta), não permite a realização de pagamentos a pessoas jurídicas, não dá direito a cheque especial e os recursos depositados somente podem ser movimentados pelo beneficiário;

7. O servidor que por algum motivo recebe outros créditos do Estado (Exemplo: Diárias) por meio do SIAFEM/SP, deverá manter a modalidade de conta corrente no Banco do Brasil para esses créditos. Não será permitida a utilização de contas de outros bancos para o recebimento desses créditos.

8. O servidor que desejar manter a funcionalidade de conta corrente como hoje vem utilizando, não precisará manifestar-se perante o empregador ou o banco;

9. Ao Servidor que mantiver a sua “conta corrente” no Banco do Brasil poderá solicitar a transferência dos valores creditados de salário, para qualquer outro Banco sem nenhum custo por este serviço, desde que tal opção seja previamente formalizada na agência do Banco do Brasil.

10. Outras regras ou restrições deverão ser verificadas junto ao Banco do Brasil ou por meio do telefone 0800 729 0722.

5 comentários:

  1. Como assim o pagamento de diárias não pode ser efetuado em conta-salário?
    Nas orientações do Banco Central há menção clara sobre isso...
    Vide:
    http://goo.gl/Q8tX6
    ou
    http://www.bcb.gov.br/?CONTASALARIOFAQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comunicado é transmitido pela Secretaria da Fazenda. Contudo, o item 10 diz:

      10. Diárias podem ser pagas por meio de "conta-salário"?

      Sim. A "conta-salário" se destina ao pagamento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Ou seja, devem ser pagas por meio da “conta-salário” todas as verbas provenientes de remuneração do trabalho prestado, devidas pelo empregador, e que efetivamente transitem em folha de pagamento.

      É possível que pelo fato das diárias pagas pelo Governo do Estado de Sâo Paulo não serem transmitidas pela Folha de Pagamento ficam de fora da conta-salário. Contudo, o Sr. poderia realizar esta consulta junto à Secretaria da Fazenda.

      Excluir
    2. Obrigado. Mas penso que, além de consulta à Fazenda, deva ser considerado a norma e orientações superiores, do BC.

      Excluir
  2. É Necessário que o DDPE da Secretaria da Fazenda oriente com urgências os Recursos Humanos dos órgãos centrais para que sejam repassados essas informações o mais rápido possível. Existem repartições que estão aguardando "orientações" dos RH para ver o que fazer.

    ResponderExcluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,