Ignacio
García*
Hoje,
mais do que nunca, são as redes informais as que determinam como o trabalho é
feito numa organização.
Em
um contexto que facilita a interconectividade através de múltiplos canais de
relacionamento, as organizações engessadas nos seus organogramas formais e
míopes das suas redes informais apresentam cada vez mais dificuldades em inovar,
pois a inovação emerge das redes de colaboração, sendo elas fundamentalmente
informais.
Cada
vez mais discursadas no repertório da administração moderna, na prática, as
redes informais continuam sendo mal compreendidas e, pior, mal gerenciadas,
sendo entendidas, na maioria das vezes, como antiestruturas desestabilizantes do
status quo, mais do que uma face fundamental do pulso
organizacional.
O
organograma formal, em que os relacionamentos são definidos pela divisão
tayloriana do trabalho, define as unidades funcionais e a hierarquia das
relações de comunicação entre os indivíduos que a compõem.
Por
sua vez, apresentamos uma das tantas dimensões de rede informal que emergem das
interações no dia a dia e que determinam como o trabalho é realmente feito. Com
“dimensões” nos referimos ao tipo de relação que estamos mapeando, podendo ser
definido como redes de troca de informação, aconselhamento técnico ou de
carreira, motivação, novas ideias e assim por diante.
__________________________
Artigo gentilmente cedido pela Revista Harvard Business Review Brasil (http://www.hbrbr.com.br).
* Ignacio García, professor e antropólogo sociocultural pela Universidade de Buenos Aires, é coordenador das Redes Colaborativas de Inovação do Fórum de Inovação da FGV-EAESP, sócio-fundador da Tree Branding Consulting (www.treebranding.com) e da Tree Intelligence Social Analytics (www.treeintelligence.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:
- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.
Agradecemos a participação,