Congresso 2015

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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Curso: Meritocracia e Gestão de Desempenho


“Meritocracia e Gestão de Desempenho”, Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos,  é iniciativa da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) da Secretaria de Gestão Pública (SGP) do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Escola de Governo e Administração Pública da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Egap/Fundap).

O curso tem por objetivo desenvolver competências de servidores públicos do Estado de São Paulo para aplicar os instrumentos de avaliação de desempenho individual e, assim, iniciar um processo de mudança no modelo mental e conceitual sobre avaliação de pessoal na administração pública paulista. Os participantes serão chamados a pensar, problematizar e vivenciar a prática da avaliação de desempenho e suas implicações pessoais e profissionais no ambiente de trabalho.

O curso visa a dois públicos distintos:
  • Profissionais de recursos humanos que implementam a avaliação de desempenho e acompanham e orientam os gestores na sua aplicação; e
  • Todos os envolvidos no processo de avaliação: gestores avaliadores e servidores avaliados.


O curso voltado aos profissionais de RH serão promovidos presencialmente na sede da Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP no mês de março do corrente ano. O curso destinado será a distância e tem previsão de abertura das inscrições para abril/maio de 2012. Fiquem atentos.

Consultem os detalhes dos dois cursos abaixo.



CURSO PARA PROFISSIONAIS DE RH

Objetivo 
Dar bases conceituais e práticas para implantar e acompanhar os processos de avaliação de servidores públicos estaduais da administração direta paulista.

Público-alvo
O programa é destinado a profissionais de órgãos setoriais e/ou subsetoriais de recursos humanos das Secretarias de Estado, Procuradoria Geral do Estado e Autarquias.

Número de vagas
200 (duzentas)

Modalidade de ensino
Presencial, de vinte e quatro (24) horas, seguido de consultoria interna, voltada à implementação do processo de avaliação, por meio de comunidade virtual, pelo prazo de seis (6) meses.

Carga horária
O curso presencial será desenvolvido em período de quatro (4) horas, durante seis (6) dias,  perfazendo a carga horária total de vinte e quatro (24) horas-aula.

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Inscrições
As inscrições devem ser realizadas de 5 a 10 de fevereiro, na UCRH, com Thiago, Eliza e Silvia.

Local de realização
Instalações da Egap/Fundap – Rua Alves Guimarães 429 – 5º andar.

Certificado
Terão direito a Certificado os participantes que compareçam a 85% do total de horas-aula previstas em cada um dos cursos. A frequência será aferida por meio de assinatura nas listas de presença.



CURSO PARA GESTORES E SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS

Objetivo
Capacitar os servidores, gestores avaliadores e avaliados, a aplicarem conceitualmente e praticamente a avaliação de desempenho para fins de progressão, tendo como critério o sistema de mérito.

Público-alvo
Servidores Públicos Estaduais titulares das seguintes classes e seus respectivos gestores: Auxiliar de Serviços Gerais; Oficial Administrativo; Oficial Operacional; Oficial Sociocultural; Analista Administrativo; Analista Sociocultural; Analista de Tecnologia; Executivo Público.

Número de vagas
2.500 (duas mil e quinhentas).

Modalidade de ensino
Educação a Distância (EaD) mediada pelo computador. O programa se desenvolverá em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o acompanhamento de mediadores pedagógicos e docentes especialistas que atuarão como facilitadores no processo ensino-aprendizagem.

Carga horária
O curso será desenvolvido com carga total de vinte e quatro (24) horas de atividades, planejadas para acesso diário de uma (1) hora, pelo aluno/participante.

Inscrições
Serão realizadas pelo órgão setorial de Recursos Humanos de cada Secretaria.

Início do curso
Previsto para maio de 2012.

Certificado
Terão direito a Certificado os participantes que cumprirem 85% das tarefas de todos os módulos do curso. 



* * *
Conheça o conteúdo do curso.


Módulo 0 – Abertura – A Política de Recursos Humanos do Estado de São Paulo

Breve exposição da política de recursos humanos, com referência  a ações que visam a fortalecer a meritocracia como instrumento de gestão de pessoas e melhoria da atuação do Estado. 
  • A meritocracia hoje no Estado: apontamentos e desafios
  • Recursos Humanos na Administração Pública: uma visão


Módulo 1 – Meritocracia e Gestão de Desempenho

A meritocracia e o desempenho na sociedade atual, sob enfoque cultural, para trazer à tona questões que dinamizam ou resistem às implantações de modelos meritocráticos de gestão nas organizações atuais, especificamente as do setor público.
  • O que é meritocracia?
  • O brasileiro e a meritocracia: o que nos faz brasileiros?
  • Avaliar o desempenho ou justificar o desempenho, eis a questão
  • Desafios da Meritocracia: vitimização e privilégios
  • O indivíduo na organização pública atual e o mérito


Módulo 2 – Administração Pública Brasileira

O desenvolvimento dos recursos humanos na Administração Pública, nas trajetórias de reformas do Estado Brasileiro. Como as mudanças do Estado influenciam no perfil dos servidores públicos.
  • Noção de Estado Moderno
  • Diferença entre Governo e Estado
  • Administração Pública Patrimonialista
  • Administração Pública Burocrática
  • Nova Gestão Pública
  • Estado e Meritocracia


Módulo 3 – Ética, Cultura e Avaliação

Ética e imperativos culturais frente a programas de avaliação de pessoal, nas organizações atuais. As questões de convivência e interação entre as pessoas nas organizações, abordadas a partir dos respectivos papéis organizacionais (líderes, subordinados, avaliador, avaliado).
  • Conceito e significado de ética
  • Ética e Moral
  • A ética nos dias atuais
  • A ética nas relações pessoais e profissionais dentro de uma organização pública
  • Lideranças e liderados: relações éticas
  • Vitimização e privilégios sob perspectiva ética


Módulo 4 – O papel do RH na gestão de pessoas

A importância das pessoas na organização; como valorizá-las para que sejam alcançados objetivos pessoais e organizacionais. O papel do líder na valorização das pessoas dentro da organização. As responsabilidades do RH; como deve orientar  os gestores de pessoas, no fomento de uma cultura de excelência e de busca pelo desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
  • Importância das pessoas para a vida organizacional
  • Importância da liderança competente para desenvolver as pessoas
  • O que faz o líder enriquecedor da equipe
  • Quais os problemas encontrados para a implementação de um RH voltado para as pessoas
  • Como o RH pode articular-se com as lideranças locais para orientá-las e contribuir com políticas de avaliação de desempenho
  • Como o RH pode agregar valor à política de gestão de desempenho e à organização


Módulo 5 – Liderança e Desempenho

A importância das lideranças no processo de alavancar o desempenho das equipes. As formas de interação e a responsabilidade do líder, em acompanhar o desenvolvimento dos seus pares, avaliando e fornecendo feedback diário  aos liderados. O papel das lideranças nos processos e momentos de mudanças organizacionais, especificamente no que se refere a programas de avaliação de desempenho.
  • As responsabilidades de liderar equipes
  • A liderança como promotora do desenvolvimento do colaborador
  • Estilos de liderança: como trabalhar com lideranças com diferentes perfis
  • Como Identificar o seu perfil de liderança e como isto afeta sua equipe
  • Líder, equipe e avaliação
  • Avaliação, feedback e desenvolvimento
  • O papel das lideranças como orientadores nas mudanças organizacionais


Módulo 6 – A política de meritocracia e gestão de desempenho no Estado de São Paulo

A política meritocrática e de gestão de desempenho no Estado de São Paulo abordará como esses conceitos estão sendo adotados pelo Governo do Estado de São Paulo em sua política de recursos humanos. 
  • Meritocracia: um breve histórico
  • Avaliação
  • O homem é um ser que avalia
  • Mérito e Merecimento no Estado de São Paulo
  • O pilar de avaliação e desenvolvimento
  • Avaliação de Desempenho Individual
  • Prêmio de Desempenho Individual
  • Progressão


Módulo 7: Implementando uma Política de Gestão de Desempenho

Desenvolver competências do profissional de recursos humanos para implementar o processo de avaliação de desempenho individual. O módulo será realizado no formato de oficinas interativas, nas quais os participantes serão chamados a pensar, problematizar e vivenciar a prática da avaliação de desempenho. As oficinas serão divididas em quatro seções: as três primeiras focarão a avaliação de desempenho sob a perspectiva do outro – gestor e servidor avaliado. A última seção buscará preparar os profissionais de recursos humanos para que elaborem planos e metas para o desenvolvimento de servidores.

Seção I
  • O papel da liderança
  • Gerenciando Equipes
Seção II
  • Gerenciamento de Expectativas
Seção III
  • Noções de etiqueta de avaliação
  • Feedback
Seção IV
  • Planejamento de objetivos e metas individuais
  • Desenvolvimento de Pessoas


Consultoria Interna Online: O curso disponibilizará, por um prazo de seis meses, uma consultoria interna virtual para auxiliar os órgãos setoriais de recursos humanos a implantar o processo de avaliação de desempenho individual. 


DOCENTES

Roberto da Matta

Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense. Curso de especialização em Antropologia Social do Museu Nacional. Possui M.A. e PhD pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Ver. Edmund Joyce, c.s.c de Antropologia. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Possui livros publicados, projetos de pesquisa, prêmios e títulos, artigos completos publicados em periódicos, textos em jornais de notícias/revistas e participação em bancas examinadoras.


Fernando Abrúcio

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre  e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, além de habilitado em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, ocupando atualmente o cargo de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. Foi professor do Departamento de Política da PUC (SP). Trabalhou como colunista político do Jornal Valor Econômico SA e hoje é colunista da Revista Época. Foi Coordenador do GT Poder Político e Controles Democráticos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Pesquisa temas nas áreas de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada com ênfase em questões relacionadas às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e Gestão Pública. É autor de projetos de pesquisa, livros e artigos publicados em periódicos, jornais e revistas e participa de bancas examinadoras. 


Clóvis de Barros Filho

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, mestre em Ciências Políticas pela Université de Paris III (Sorbone-Nouvelle) e doutor  em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da USP. Atualmente é professor em regime de Turno Completo da Universidade e São Paulo, conferencista pelo Espaço Ética e Pesquisa e professor de Teoria e Ética da Comunicação e Filosofia da Comunicação. É autor de projetos de pesquisa, livros e artigos publicados em periódicos, jornais e revistas e participa de bancas examinadoras. 


José Luiz Bichuetti

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Administração de Empresas (MBA) pela University of Hartford, Connecticut, EUA, e titulado pelo programa Owners/Presidentes Management Program (OPM), Harvard Business School – EUA. Atualmente é vice-presidente do Grupo Unicoba, onde atuou como consultor desde agosto de 2011. Foi consultor e sócio da Valuepoint Consultoria de Gestão Empresarial e da Transearch Consultoria de Recursos Humanos de 2008 a 2011. Autor de livro “Gestão de pessoas não é com o RH” (Editora Larousse). Foi coordenador da Comissão de Boas Práticas em Reuniões de Conselho e Assembleias Gerais (IBGC). Foi membro do global Board da HBS Alumni Association e Ex-Presidente da Harvard Business School Club do Brasil.


Eugênio Mussak

Educador há mais de 40 anos, escritor e presidente da Consultoria Sapiens Sapiens. Formado em Medicina na UFPR, com especialização em Fisiologia Humana, é professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas. Atualmente é Diretor Científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do Congresso Brasileiro de Recursos Humanos (Conarh). É autor de vários livros, colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples da Editora Abril e comentarista da Rádio Estadão ESPN.


Sandra Inês Baraglio Granja

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), tese defendida em 2008 na área de jogos, negociação e mediação de conflitos. Mestrado em Ciências Sociais: Sociologia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Cursou o Tenth International Programme on the Management of Sustainability organizado pela Sustainability Challenge Foundation na Holanda e o Cursou Special Management Program Innovative Negotiation Strategies com William Ury, do Program on Negotiation (PON), na Harvard University. Complementou sua formação em Ciências e Técnicas de Governo, especialmente em Planejamento Estratégico Situacional. Foi consultora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por meio da Agência Nacional de Águas em 2010. Desenvolveu na Egap/Fundap curso inéditos de negociação para diversas políticas públicas. Tem várias publicações.


Sandra Mara Solvezzo Garcia 

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1979), mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2001) e especialista em Psicologia Educacional, Organizacional e do Trabalho. Consultora e palestrante, atua no desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de equipes, preparação para o mercado e gestão de mudanças. Há 27 anos atua em empresas públicas e privadas. Há 9 anos é professora de pós-graduação. É autora de livro e artigos. 


Daniela Cartoni

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera Educacional; especialista em Metodologias e Gestão em Educação a Distância (EAD) pela Universidade Uniderp-Anhanguera; e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi Mediadora Pedagógica nos cursos a distância da Egap/Fundap e Docente em Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Qualidade no Atendimento, nessa instituição. É sócia-consultora da empresa Lógica Consultoria Integrada. É autora de artigos publicados em jornais e revistas, de trabalhos técnicos apresentados em congressos. Participa em bancas de comissões julgadoras.


Teresinha Martins Inácio

Graduada em Pedagogia e especialista em Terapia e Psicanálise Transpessoal. Complementou os créditos do mestrado na área de Educação. Nos últimos anos, ministrou cursos na área de atendimento, gestão de pessoas e desenvolvimento pessoal; entre 2001 e 2007 foi coordenadora do núcleo de educação de jovens e adultos nos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire.

6 comentários:

  1. Ah gostei dessa informação. Curso EaD hummm muito bom. não dá para adiantar logo as inscrições rsrsrsr. é uma forma de agregar conhecimentos e conhecer outros servidores de diversos órgãos do estado. Eu gosto muito e já fui pela FUNDAP monitor de curso EaD bem como já participei de muitos deles.
    Bela iniciativa e que venha outras.
    Abraços
    Ricardo

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  2. Gostaria de saber o porquê da exclusão do Quadro de Apoio Escolar - QAE - da Secretaria de Estado da Educação - SEE.

    Abraços,
    Edson
    Blog QAE&QSE (http://www.qaeqse.blogspot.com)

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    Respostas
    1. Edson,

      Este curso foi desenhado especialmente para atender aos servidores abrangidos pelo regime retribuitório da Lei Complementar nº 1.080/2008. A avaliação de desempenho que será tratado no curso foi regulamentada pelo Decreto 57.780/2012. Apesar disto, vamos disponibilizar transmissão online através de nosso blog, para todos os interessados.

      Esperamos que o pessoal goste.

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  3. Eu entendo, uma vez que se trata de avaliação de desempenho - e esta é especificamente destinada ao QSE - nada mais coerente que ser destinado a este quadro.
    Obrigado!

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  4. Edson, como bem disse, é focado no pessoal da LC 1080/2008, contudo o conteúdo é bem amplo, sendo, ao nosso ver, interessante para qualquer profissional. Neste sentido, iremos fazer a transmissão ao vivo, através de nosso blog.
    Agradecemos a divulgação.

    Abraços,

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  5. Olá,
    Qual o número de telefone para entrar em contato com a organização dos cursos?

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