Congresso 2015

Congresso 2015

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CLIMA ORGANIZACIONAL







JOSÉ TOLOVI JR.
Professor da EAESP-FGV e diretor da Great Place to Work



Quando se fala em Clima Organizacional, freqüentemente se menciona felicidade no trabalho, satisfação com o trabalho e qualidade de vida. No Great Place to Work Institute nós preferimos falar em nível de confiança do ambiente. Este é realmente o fator determinante da qualidade do ambiente organizacional saudável e produtivo.

Hoje o Great Place to Work lnstitute compila listas das melhores empresas para trabalhar em sete países da América Latina, 15 países da União Européia, Índia, Coréia e Estados Unidos da América. Nossa missão é "Construir "uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho".

Mas o que é finalmente um excelente lugar para trabalhar? É aquele onde você tem confian¬ça nos gestores, orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha. Essa definição indica três relações: a) A Confiança, relação entre chefes e subordinados; b) Orgulho, relação entre funcionário e seu trabalho propriamente dito e c) Camaradagem, relação entre os funcionários sem se levar em conta a hierarquia. A relação mais importante e mais crítica é a Confiança que pode ser dividida em três dimensões: Credibilidade (como o funcionário vê seu chefe), Respeito (como o funcionários se sente tratado pelo chefe) e Imparcialidade (somo o funcionário percebe as regras da organização).

Sabemos que o bom ambiente de trabalho traz inúmeros benefícios às organizações entre os quais podemos citar a maior atração e retenção de talentos, serviços de melhor qualidade, maior inovação e criatividade. Também sabemos que os melhores ambientes oferecem menor resistência a mudança e menores custos associados à assistência médica.


_________________________________
Texto retirado do Seminário "Gestão de Pessoas no Setor Público", realizado entre 11 e 13 de maio de 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,