Congresso 2015

Congresso 2015

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Panorama dos Recursos Humanos do Estado de São Paulo [1º Congresso sobre Gestão de Pessoas no Setor Público Paulista]




O 1º Congresso sobre Gestão de Pessoas no Setor Público Paulista iniciou com o credenciamento, no qual os congressistas foram recepcionados com um café da manhã, favorecendo uma integração inicial.


A abertura solene teve início com uma breve fala da Coordenadora da Unidade Central de Recursos Humanos, Sra. Ivani Maria Bassotti, dando as boas vindas aos congressistas e agradecendo a presença de todos. Falou sobre a importância do evento. Em seguida foi passada a palavra ao Secretário-Chefe da Casa Civil, Sr. Sidney Beraldo, que ressaltou a importância do evento e a importância das pessoas para um serviço público efetivo, eficaz e eficiente. Destacou também a necessidade de se dar continuidade e ampliar ações como o referido congresso. Por fim, o Secretário de Gestão Pública, Sr. Davi Zaia, reforçou a importância do evento e comentou sobre as ações voltadas aos recursos humanos no Estado de São Paulo. Deu destaque as dificuldades peculiares da área pública e o imediatismo que muitas vezes motiva as ações nessa área que a médio e longo praz não se mostram eficientes. Assim, conclui que é preciso ações maduras pensando no Estado e a médio e longo prazo, sendo o evento uma das ações que podem favorecer essa mudança de atitude.

Após a abertura solene, a coordenadora da Unidade Central de Recursos Humanos voltou a falar, dessa vez dando início aos diálogos do dia. A apresentação da coordenadora focou nos dados de gestão, para situar os congressistas nos principais desafios enfrentados pelas lideranças e pelos gestores de RH do Estado. Assim, apresentou como agenda de sua exposição: 1) cenário, enfrentamentos e desafio Paulista; 2) Dados da gestão; e, 3) Política de Recursos Humanos, prospecções e desafios.

Na primeira parte mostrou a dimensão de atuação do Governo do Estado de São Paulo. O estado conta com 645 municípios e mais de 41 milhões de habitantes, portanto, as organizações estaduais têm como clientes, direta ou indiretamente, um volume gigantesco. Desafio grandioso no que se refere a logística, orçamentos, mas principalmente em gestão de pessoas. Isto porque, atua em todos os 645 municípios, uma diversidade de localidades digna de respeito. Um desafio gerenciar de forma efetiva e eficiente este contingente tão disperso.

Para atender a esta demanda o Estado bandeirante conta com 24 Secretarias de Estado, Procuradoria Geral , 25 Autarquias (sendo 6 especiais e 3 universidades), 20 empresas públicas e 16 fundações. O ramo de atividade também é bem diverso. De saúde à segurança pública, uma diversidade que requer planejamento eficiente para os recursos humanos.

A coordenadora destacou o volume de pessoal, mais de 1 milhão, entre ativos e inativos, e um custo de mais de 48 bilhões com pessoal, sem contar algumas vantagens e outros custeios relacionados. De longe o maior gasto do Estado. Com isto fica claro que qualquer ação voltada a melhorar o gasto público passa por ações de melhoria na gestão de pessoas e de recursos humanos. A eficácia e pertinência das políticas públicas também estão intrinsicamente relacionadas à gestão de pessoas, queiram reconhecer ou não.

No segundo momento da apresentação falou-se de 4 grandes limites à gestão: 1) Força de trabalho envelhecida e inadequada aos novos papéis do Estado; 2) Remuneração distante do praticado no mercado, em especial a das funções de nível universitário; 3) Rigidez dos regimes de trabalho; e, 4) um gestão precária dos recursos humanos. Estes limites ainda se amplificam quando complementados por alguns desafios da Administração Pública, tais como, as limitações orçamentárias e as interferências políticas dos mais diversos níveis.

No terceiro movimento, apresentou alguns dados de gestão como forma de criar um pano de fundo d realidade do estado, um perfil dos servidores públicos. Mostrou a faixa etária mais acentuada dos servidores, assim como o perfil de formação, entre outras informações.

Finalizou destacando os principais desafios da gestão de recursos humanos para fortalecer a efetividade do Estado na realização de políticas públicas: Conhecer pessoas, identificar talentos e gerir estas pessoas/talentos. Enfim, o grande desafio da gestão pública é a gestão de pessoas.

Um comentário:

  1. Este Congresso foi um marco divisório, estabelecendo definitivamente uma agenda de discussão em torno da temática da Gestão de Pessoas. A busca da qualidade, excelência e a meritocracia com certeza terão novos parâmetros a partir da agora. Parabéns!

    ResponderExcluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,