Congresso 2015

Congresso 2015

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Edital de Abertura das Inscrições nº 01/2013 - Concurso de Promoção 2013



Estamos apresentando o Edital de Abertura das Inscrições nº 01/2013 para o concurso de promoção 2013 dirigido aos servidores integrantes das classes de provimento efetivo previstas na Lei Complementar nº 1.080, de 17 de dezembro de 2008. Você, servidor público, não deixe de ler ATENTAMENTE o Edital e consultar o cronograma que consta como Anexo XII.

As inscrições serão abertas em março de 2014. Portanto, não perca tempo. Consulte seu órgão setorial e atualize o seu prontuário, encaminhando seu diploma de graduação ou Títulos de Pós-Graduação. Com isto você evita dores de cabeça futuras. 

Acompanhe as informações neste blog e no facebook da UCRH (www.facebook.com/ucrh21).

Uma última dica. Para os que forem prestar o concurso de promoção para a área de "Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos", não deixem de assistir aos vídeos disponíveis em nosso canal. Há bastante conteúdo para ajudá-los a complementar os estudos.

Boa sorte a todos!

* * *
A versão abaixo não substitui a versão publicada no Diário Oficial do Estado.

CONCURSO DE PROMOÇÃO
EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES nº 01/2013

A Coordenadora da Unidade Central de Recursos Humanos, da Secretaria de Gestão Pública, TORNA PÚBLICA a abertura do Concurso de Promoção 2013, de que tratam a Lei Complementar nº 1.080, de 17/12/2008, e o Decreto nº 54.779, de 15/09/2009, aos servidores dos Quadros das Secretarias de Estado, da Procuradoria Geral do Estado e das Autarquias, mediante as condições estabelecidas nas Instruções Especiais, parte integrante deste Edital.


INSTRUÇÕES ESPECIAIS

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  1. A promoção é a passagem do servidor da referência 1 para a referência 2 de sua respectiva classe, devido à aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular ou na função-atividade de que é ocupante.
1.1.  A aquisição de competências será aferida mediante Avaliação de Competências.
  1. O Concurso de Promoção é destinado aos servidores abrangidos pela Lei Complementar nº 1.080, de 17/12/2008, titulares de cargos ou ocupantes de funções-atividades das classes adiante, relacionadas:
2.1.  de nível intermediário:
2.1.1.        Oficial Administrativo;
2.1.2.        Oficial Operacional;
2.1.3.        Oficial Sociocultural.
2.2.  de nível universitário:
2.2.1.        Analista Administrativo;
2.2.2.        Analista de Tecnologia;
2.2.3.        Analista Sociocultural;
2.2.4.        Executivo Público.
  1. Os servidores públicos aprovados no presente Concurso de Promoção passarão da referência 1 para a referência 2, nos termos da Lei Complementar nº 1.080, de 17/12/2008.
CAPÍTULO II
DOS REQUISITOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAÇÃO

  1. Poderá participar do presente certame o candidato que atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:
1.1.  Ser titular de um dos cargos ou ocupante de uma das funções-atividades relacionados no item 2, do CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, deste Edital.
1.2.  Possuir, no mínimo, 5 (cinco) anos de efetivo exercício em um mesmo cargo ou função-atividade pertencente às classes identificadas no item 2, do CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, deste Edital.
1.2.1.        O tempo de efetivo exercício será apurado até o dia 30/06/2013, conforme o artigo 4º do Decreto nº 54.779, de 15/09/2009.
1.3.  Possuir diploma de:
1.3.1.        graduação em curso de nível superior, para os integrantes das classes referidas no subitem 2.1, do CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, deste Edital.
1.3.2.        pós graduação “stricto” ou “lato sensu”, para os integrantes das classes referidas no subitem 2.2, do CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, deste Edital.
1.3.3.        Para fins de comprovação da formação de que tratam os subitens 1.3.1 e 1.3.2 deste capítulo serão considerados única e exclusivamente os diplomas de graduação em curso de nível superior e de pós-graduação “stricto” ou “lato sensu”, devidamente registrados pelos órgãos competentes.
1.4.  Não estar em período de readaptação.
CAPÍTULO III
DA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

  1. Para fins do Concurso de Promoção, entende-se por competências o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o servidor possui e utiliza nas atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho.
  2. A aferição das competências será feita mediante avaliação formal, denominada Avaliação de Competências, que utilizará critérios únicos e objetivos, nos termos do CAPÍTULO V – DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, deste Edital.
  3. A Avaliação de Competências será realizada em 2 (duas) etapas, conforme adiante especificado:
3.1.   Etapa 1 – Prova de Competências Básicas:
3.1.1.        Interpretação de texto;
3.1.2.        Noções de Administração Pública;
3.1.3.        Noções de Informática Básica.
3.2.  Etapa 2: Prova de Competências Intermediárias:
3.2.1.        Gestão do Atendimento e Comunicações Administrativas;
3.2.2.        Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos;
3.2.3.        Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias;
3.2.4.        Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania;
3.2.5.        Planejamento, Orçamento e Finanças;
3.2.6.        Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos;
3.2.7.        Sistemas de Informação;
3.2.8.        Transporte e Administração de Frotas.
3.3.   Etapa 2: Inventário Comportamental.

CAPÍTULO IV
DAS INSCRIÇÕES

  1. A inscrição do servidor no Concurso de Promoção implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá ser alegada desconhecimento.
  2. Para participar do Concurso de Promoção 2013 o candidato deverá efetuar a sua inscrição, exclusivamente, pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br/sgpu1301 no período das 10h00 do dia 10/03/2014 às 23h59 de 28/03/2014 (horário de Brasília).
  3. O candidato deverá optar obrigatoriamente, no momento de sua inscrição, por uma das Provas do subitem 3.2 do CAPÍTULO III – DA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, deste Edital, na qual será avaliado, e pelo Município de realização da prova.
3.1.   Após a efetivação da inscrição não será permitida ao candidato a troca de opção de prova ou de cidade de realização das provas.
  1. O candidato deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos abaixo especificados:
4.1.   Preencher total e corretamente os dados solicitados atentando para a veracidade da informação postada.
4.2.   Cadastrar senha a ser utilizada para alteração dos dados cadastrais e consulta de desempenho.
4.2.1.        A senha é pessoal e intransferível, sendo de inteira responsabilidade do candidato o sigilo e uso adequado da mesma.
4.3.   Confirmar a Inscrição.
4.4.   Imprimir comprovante de inscrição.
4.4.1.        O comprovante de inscrição é a garantia de que o candidato concluiu o procedimento de inscrição.
4.5.   A veracidade das informações é de inteira responsabilidade do candidato, ficando o mesmo ciente de que informações incorretas podem ocasionar o indeferimento de sua inscrição.
4.6.   O candidato que necessitar de condição especial para realização das provas deverá solicitá-la durante o período das inscrições, indicando a necessidade a ser atendida.
4.6.1.        O candidato que não o fizer durante a inscrição, seja qual for o motivo alegado, poderá não ter a condição atendida.
4.6.2.        O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise da razoabilidade do pedido.
  1. O servidor que estiver com seu prontuário desatualizado deverá encaminhar cópia do diploma de graduação ou título de pós-graduação ao seu respectivo órgão setorial de recursos humanos, ou subsetorial de recursos humanos (quando for o caso), nos termos do subitem 1.3 do CAPÍTULO II - DOS REQUISITOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAÇÃO, deste Edital, impreterivelmente até 02/04/2014.

5.1.   O encaminhamento da cópia de diploma poderá ser efetuado via correio, por meio de SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), pessoalmente, ou por procurador devidamente constituído.
5.1.1.        A cópia de diploma encaminhada via correio, por meio de SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), deverá ser autenticada e só será aceita se postada até o dia 25/03/2014.
5.2.   No caso de entrega pessoal da cópia do diploma o servidor poderá apresentar cópia simples, desde que apresente também o original para conferência.
5.3.   Os endereços dos órgãos de recursos humanos para onde deve ser encaminhada a cópia do diploma de graduação ou título de pós-graduação encontra-se em www.recursoshumanos.sp.gov.br/avaliasp.
  1. Não será considerado o diploma enviado fora do prazo descrito nos itens 5 e subitem 5.1.1. deste capítulo, implicando na eliminação automática do candidato do Concurso de Promoção.
  2. Constarão de Edital específico os deferimentos e indeferimentos das inscrições pleiteadas.

CAPÍTULO V
DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

  1. As 2 (duas) etapas da Avaliação de Competências, descritas no item 3 do CAPÍTULO III – DA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, deste Edital,  estão previstas para serem realizas na última semana de maio de 2014, em local, data e horário a serem divulgados oportunamente.
  2. A prova de competências básicas será realizada em papel e compor-se-á de 96 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas de resposta, sendo apenas uma considerada correta.
2.1. Para realização da prova de competências básicas o candidato deverá levar caneta esferográfica de material transparente com tinta de cor azul ou preta.
2.2. A prova de competências básicas terá duração de 4 horas e 30 minutos.
  1. A prova de competências intermediárias será realizada online, por meio de computador, e compor-se-á de 50 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas de resposta, sendo apenas uma considerada correta.
3.1. A prova de competências intermediárias terá duração de 3 horas.
3.1.1.        O candidato realizará a prova competências intermediárias na área de sua escolha, conforme disposto no item 3, do CAPÍTULO IV – DAS INSCRIÇÕES, deste Edital.
  1. O Inventário Comportamental será aplicado online, por meio de computador, na mesma data e local da prova de competências intermediárias.
4.1. O candidato disporá de 20 minutos para realização do Inventário Comportamental.
4.2. Não haverá intervalo entre a aplicação da prova de competências intermediárias e o Inventário Comportamental.
  1. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização de qualquer uma das provas que compõem a Avaliação de Competências.
  2. As datas, assim como os horários e locais de prova serão informados em Edital específico, estando também disponíveis no endereço eletrônico www.vunesp.com.br/sgpu1301.
  3. Todos os candidatos deverão efetuar as Etapas 1 e 2 da Avaliação de Competências.
  4. O Inventário Comportamental destina-se a traçar o perfil do servidor, identificando as orientações comportamentais.
8.1. O Inventário Comportamental não receberá pontuação, porém é obrigatória a sua realização.
8.2. O candidato que não realizar o Inventário Comportamental estará automaticamente eliminado do Concurso de Promoção.
  1. O candidato deverá apresentar-se ao local do exame com antecedência mínima de 40 (quarenta) minutos do início da avaliação, na data e horário a serem informados em Edital específico.
  1. Não será permitida a entrada, sob qualquer alegação, de nenhum candidato nos locais de aplicação do exame após o horário de início das avaliações.
  2. Serão fornecidas folhas de rascunho, apenas para a etapa 2 da Avaliação de Competências, que deverão ser devolvidas ao término da prova.
  3. O não comparecimento à qualquer uma das provas, qualquer que seja o motivo alegado, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Concurso de Promoção.
  4. O candidato não poderá alegar quaisquer desconhecimentos sobre a realização das avaliações como justificativa de sua(s) ausência(s).
  5. Somente poderão realizar as provas e Inventário Comportamental das etapas 1 e 2 da Avaliação de Competências os candidatos que estiverem portando documento de identidade original que bem o identifique, dentre: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC etc.; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97);
  6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das avaliações, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias, contados das respectivas avaliações.
  7. Não será permitida, na Etapa 2 - Prova de Competências Intermediárias, a entrada do candidato nos locais de aplicação da prova com alimentos e/ou bebida.
  8. Durante a realização das avaliações não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.
  9. Será fornecida embalagem para lacre de pertences pessoais, onde deverão ser inseridos os aparelhos eletrônicos e de comunicação, desligados pelo candidato antes do início das provas, devendo assim permanecer desligados até a saída do candidato do local de aplicação da avaliação.
  10. Será excluído do Concurso de Promoção o candidato que:
a)      apresentar-se em local diferente do definido para as provas;
b)      não apresentar documento que bem o identifique;
c)       não realizar alguma das Etapas 1 ou 2 da Avaliação de Competências;
d)      ausentar-se da sala de avaliação sem a autorização do fiscal;
e)      não cumprir, na sala de prova, o tempo de permanência mínima para realização da prova.
f)       apresentar-se após o horário estabelecido para início da avaliação, inadmitindo-se qualquer tolerância;
g)      for surpreendido, durante a realização das avaliações, em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impresso não permitido, ou similar;
h)      estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais, walkman, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador ou outros equipamentos similares);
i)        perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
  1. Motivará, ainda, a eliminação do candidato do Concurso de Promoção, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao Concurso, aos comunicados, às instruções ao candidato ou às instruções constantes das avaliações, bem como orientações dadas pelos fiscais, assim como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação da Avaliação de Competências.
  2. No dia de realização da Etapa 2 – Prova de Competências Intermediárias, na hipótese de imprevistos que prejudiquem/interrompam a sua realização, esta será reagendada pela Unidade Central de Recursos Humanos, em data a ser oportunamente divulgada.
19.1.                     No caso de reagendamento serão emitidas instruções especiais em Edital específico.
  1. Dois fiscais coordenarão a aplicação das provas, devendo o candidato atender à todas as solicitações e orientações passadas.
  2. No caso de lactante, não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.
21.1.                     A criança deverá ser acompanhada de adulto responsável, devidamente comprovado, por ela.
21.2.                     Nos horários previstos para amamentação, a lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de avaliação, acompanhada por uma fiscal.
  1. Será providenciada pelo fiscal, nos dias de realização das provas, Declaração de Freqüência para cada candidato, como comprovante de efetivo exercício nos dias de realização das avaliações, conforme dispõe o artigo 7º do Decreto nº. 54.779, de 15/09/2009, que regulamenta o processo de Promoção.
CAPÍTULO VI
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1.        A pontuação de cada candidato na Avaliação de Competências será aferida com base no desempenho do universo de candidatos participantes do Concurso.
2.        Da Etapa 1 – Prova de Competências Básicas.
2.1.  Será calculado o índice de proficiência do candidato após o processamento de seu desempenho por meio da TRI – Teoria de Resposta ao Item.
2.1.1.        O índice de proficiência obtido posicionará o candidato em uma escala que será definida em função do desempenho do universo avaliado.  
2.1.2.        A forma de cálculo desta pontuação será apresentada em manual específico, a ser publicado em fevereiro de 2014.
3.        Da Etapa 2 – Provas de Competências Intermediárias.
3.1.  A pontuação de cada candidato nesta etapa será aferida com base no desempenho do universo de candidatos participantes do Concurso, por meio da TRI – Teoria da Resposta ao Item ou pela TCT – Teoria Clássica dos Testes. A aplicação de uma das Teorias dependerá da quantidade de candidatos inscritos em cada uma das áreas de competência intermediárias.
3.1.1.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Gestão do Atendimento e Comunicações Administrativas” terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.2.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos” terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.3.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias”, terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.4.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania”, terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.5.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Planejamento, Orçamento e Finanças” terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.6.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos”, terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.7.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Sistemas de Informação”, terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
3.1.8.        O candidato que optou, no momento da inscrição, pela área de “Transporte e Administração de Frotas”, terá o seu desempenho avaliado com base no desempenho do grupo de candidatos que optou por esta mesma área.
4.        Após conclusão das provas das Etapas 1 e 2 da Avaliação de Competências, será verificado o desempenho médio dos candidatos em todas as provas, segmentado por área escolhida de Competências Intermediárias da Etapa 2.
5.        Será publicado, posteriormente à realização da avaliação, em Edital específico, o desempenho médio dos candidatos por área de Competências Intermediárias da Etapa 2, e a partir deste, os níveis de corte em cada uma dessas áreas, por cargo ou função-atividade.
6.        Será promovido o candidato cujo desempenho na Avaliação de Competências demonstre competências adicionais ao nível de corte definido para o seu cargo ou função-atividade, por área de Competências Intermediárias – Etapa 2.



CAPÍTULO VII
DOS RECURSOS
  1. Caberá recurso quanto à:
a) inscrição.
b) formulação das questões e gabaritos das provas.
  1. Não caberá recurso contra o resultado do Inventário Comportamental.
  2. O prazo para interposição de recurso referente ao indeferimento de inscrição será no período de 00h00 do dia 09/04/2014 às 23h59 do dia 11/04/2014 (horário de Brasília), em formulário próprio no endereço eletrônico da Fundação VUNESP, www.vunesp.com.br/sgpu1301.
3.1.  A interposição de recursos, devidamente fundamentado, deverá conter, com precisão, o motivo pelo qual o indeferimento da inscrição deverá ser revisado.
  1. Os recursos quanto à formulação das questões e quanto ao gabarito poderão ser impetrados no prazo de até 48 horas após a divulgação dos gabaritos, em formulário próprio no endereço eletrônico da Fundação VUNESP, www.vunesp.com.br/sgpu1301.
4.1.   A interposição de recursos, devidamente fundamentado, deverá conter, com precisão, a questão ou as questões a serem revisadas.
4.2.   Os recursos serão analisados pelas respectivas bancas examinadoras das provas, que proferirão decisão terminativa, constituindo-se em única e última instância.
  1.  As decisões em relação aos recursos interpostos serão divulgadas no endereço eletrônico da Fundação VUNESP, www.vunesp.com.br/sgpu1301 e publicadas no Diário Oficial do Estado - DOE.
  2.  Os recursos sem a devida fundamentação e interpostos fora do prazo e forma estabelecidos serão indeferidos.
  3. Não caberá recurso contra o Inventário Comportamental.

CAPÍTULO VIII
DA HOMOLOGAÇÃO

  1. O Concurso de Promoção será homologado pelo Secretário de Gestão Pública no prazo de até 10 (dez) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado final.

CAPÍTULO IX
DA PROMOÇÃO

  1. Todos os servidores aprovados no Concurso de Promoção serão promovidos.
  2. A promoção do servidor far-se-á por ato específico dos respectivos dirigentes das Pastas e entidades, e produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2014.

CAPÍTULO X
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Os conteúdos programáticos para o Concurso de Promoção seguem como anexos, na seguinte conformidade:
1.1.  Interpretação de texto, como ANEXO I.
1.2.  Noções de Administração Pública, como ANEXO II.
1.3.  Noções de Informática Básica, como ANEXO III.
1.4.  Gestão do Atendimento e Comunicações Administrativas, como ANEXO IV.
1.5.  Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos, como ANEXO V.
1.6.  Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias, como ANEXO VI.
1.7.  Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania, como ANEXO VII.
1.8.  Planejamento, Orçamento e Finanças, como ANEXO VIII.
1.9.  Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos, como ANEXO IX.
1.10.                     Sistemas de Informação, como ANEXO X.
1.11.                     Transporte e Administração de Frotas, como ANEXO XI.

CAPÍTULO XI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS


  1. O candidato fica sabendo que deverá, pelo do endereço eletrônico http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/avaliasp e Diário Oficial do Estado, acompanhar todas as publicações, editais, avisos e comunicados referentes ao Concurso de Promoção, além de atos e normas regulamentares, quando expedidos, sendo o acompanhamento de sua total responsabilidade.
  2. O candidato poderá dirimir dúvidas relativas ao Concurso de Promoção, através do suporte online “Fale Conosco”, no endereço eletrônico da Fundação VUNESP, www.vunesp.com.br, ou “DISQUE VUNESP” (0xx11 3874-6300), de segunda a sábado, exceto feriados, das 08:00h às 20:00h.
2.1.   Não será fornecida nenhuma informação por meio diverso do especificado no item acima.
  1. O ato de inscrição do servidor presume o inteiro conhecimento das regras contidas neste Edital e demais atos e normas regulamentares, importando a expressa aceitação das normas e condições do Concurso de Promoção.
  2. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Gestão Pública.

ANEXOS
ANEXO I
Interpretação de texto

A avaliação prioriza o uso funcional da linguagem, dispensa conhecimentos formais de nomenclatura e regras gramaticais, por exemplo, ao concentrar-se nas competências de leitura do candidato. Dessa forma, a capacidade linguística do indivíduo é valorizada não apenas por seu conhecimento do sistema linguístico, mas principalmente pelo domínio do sistema comunicativo.
As questões têm ênfase em intelecção de texto, fornecendo uma avaliação abrangente do desempenho do candidato face a diferentes situações de comunicação. Priorizam-se, portanto, as seguintes competências:
  • interpretar e compreender textos que circulam em diferentes esferas de comunicação (ou textos de diferentes gêneros);
  • dominar o emprego de palavras e expressões em sentido literal e figurado;
  • identificar as informações da superfície textual;
  • proceder a inferências, analisando as informações implícitas do texto;
  • estabelecer relações entre textos, depreendendo identidades temáticas e de organização textual;
  • reconhecer o sentido entre partes do texto por meio da análise dos recursos coesivos;
  • reconhecer a coerência global e a local.



ANEXO II
Noções de Administração Pública

1. Noções de Administração Pública
1.1. Os princípios Gerais da Administração Pública
1.1.1. O Estado e seu papel na Sociedade
1.1.2. Princípios da Administração Pública no Brasil
1.2. Fundamentos de Direito Administrativo
1.2.1. A Administração Pública e a Constituição
1.2.2. Aspectos legais das ações administrativas do Estado
1.3. Organização da Administração Pública
1.3.1. Organização do Estado brasileiro: Órgãos, Funções, Departamentos e Programas
1.3.2. Organização do Estado brasileiro: Administração Pública Direta e Indireta
1.3.3. Controle interno e externo na Administração Pública
1.3.4. Aspectos básicos da gestão financeira e do planejamento na Administração Pública
1.3.5. Relações entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
1.3.6. Administração Pública e as Políticas Públicas
1.4. Avanços contemporâneos da Gestão Pública no Brasil
1.4.1. O perfil moderno do Serviço Público
1.4.2. Avaliação de Resultado e Desempenho na Administração Pública
1.4.3. Qualidade na prestação de serviços públicos
1.4.4. Lei de Acesso à Informação
2. Servidor Público na Administração
2.1. Gestão de Pessoas
2.1.1. Meritocracia
2.1.2. Estágio Probatório
2.1.3. Estabilidade no Serviço Público
2.1.4. Avaliação de Desempenho
2.2. Responsabilidades, Direitos e Deveres
2.2.1. Responsabilidades do Agente Público
2.2.2. Ética no Serviço Público
2.2.3. Direitos e Deveres

Bibliografia
BRASIL. Brasil em desenvolvimento 2011: Estado, planejamento e políticas públicas.  Brasília: IPEA, 2012. 2 volumes.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Artigos 37, 38 e 41. (Redação dada pela emenda Constitucional nº 19, de 1998). Disponível em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/vclipping.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm.
BRASIL. Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Disponível em: www.planalto.gov.br.
BRESSER-PEREIRA, L.C. Estado, estado-nação e revolução capitalista. EESP/Fundação Getúlio Vargas, 2010. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/view.asp?cod=4290.
CARVALHO et alli (org). Escolas de Governo e Gestão por Competências – Mesa-redonda de Pesquisa-Ação. Brasília-DF: ENAP, 2009. Disponível em: www.enap.gov.br.
COSTIN, Claudia. Administraçõa Pública. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2010.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella.  Parcerias na administração pública:  concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria pública-privada e outras formas.  6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto et al.  Gestão pública contemporânea:  contratualização de resultados e terceirização no setor público paulista.  São Paulo: Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 2009.
GUIMARÃES, E.R. Estágio probatório e estabilidade no serviço público, Revista Jus Vigilantibus, 2007.
KANAANE, Roberto; FIEL FILHO, Alécio; FERREIRA, Maria das Graças (Org.).  Gestão pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas.  São Paulo: Atlas, 2010.
MADEIRA, José Maria Pinheiro.  Administração pública.   11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
OLIVEIRA, Laís Macedo de; GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto (org). Desenvolvimento Gerencial na Administração Pública do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Gestão Pública, Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 2009.
PALUDO, Augustinho Vicente; PROCOPIUCK, Mario.  Planejamento governamental:  referencial teórico, conceitual e prático.  São Paulo: Atlas, 2011.
PANTOJA, M. J.; CAMÕES, M. R. e BERGUE, S. Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasíli-DF: ENAP, 2010. Disponível em: www.enap.gov.br.
SANTOS, Clezio Saldanha dos. Introdução à Gestão Pública. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006
SÃO PAULO. Cartilha para a instalação do Serviço de Informação ao Cidadão - SIC. Disponível em: http://gestaolai.sp.gov.br/cartilha-sic.
SÃO PAULO. Decreto nº 58.052, de 16 de maio de 2012. Disponível em: http://www.corregedoria.sp.gov.br/adm/App_Cadastro/Uploads/Visualizar.aspx?id=74.
SÃO PAULO. Manual do Servidor Público Estadual. Disponível em: http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/manuaisIntroducao.html
SARAVIA, E. “Introdução à Teoria da Política Pública”. In: SARAVIA, E. & FERRAREZI, E. Políticas públicas; coletânea - volume I, Brasília: ENAP, 2006. Disponível em:  www.enap.gov.br.
SILVA Jr., Luis Aldair Nundes da. Princípios da Administração Pública. Revista Jus Vigilantibus, 2008.


ANEXO III
Noções de Informática Básica

1. Internet                                          
1.1. Fundamentos
1.2. Emails
1.3. Navegadores
1.4. Sites de busca
1.5. Comunidades Virtuais – listas, chats e outros
1.6. Navegação Segura
2. Sistema Operacional - Windows XP, Vista e 7
2.1. Conceitos básicos
2.2. Conhecimento sobre usos dos recursos do sistema operacional: janelas, menus, barras de ferramentas, acessórios e ajuda
2.3. Manipulação e gerenciamento de arquivos e pastas
2.4. Execução de programas e aplicativos
2.2. Administração do sistema
3. Pacote de escritório - Word 2003 e 2007
3.1. Manipulação de documentos
3.2. Formatação e edição
3.3. Tabelas e listas
3.4. Ortografia e idioma
3.5. Formulários e caixas de diálogo
3.6. Manipulação de documentos extensos
3.7. Mala direta
3.8. Macros
4. Pacote de escritório - Excel 2003 e 2007
4.1. Manipulação de planilhas e pastas
4.2. Fórmulas e funções
4.3. Manipulação e apresentação de dados
4.4. Gráficos e desenhos
4.5. Importação e exportação de dados
4.6. Proteção de planilhas e dados
4.7. Tabelas dinâmicas
4.8. Macros
5. Pacote de escritório – PowerPoint 2003 e 2007
5.1. Criação e edição de apresentações
5.2. Preparação de apresentações
5.3. Gráficos e desenhos
5.4. Macros

Bibliografia
Documentação técnica disponível nas telas de ajuda dos navegadores
Microsoft Internet Explorer 10, Google Chrome e Mozilla Firefox.
Documentos da coleção acessaSP Cadernos Eletrônicos:
“Como usar e gerenciar seus e-mails”
“Publicação de conteúdo na Internet”
“Comunidades virtuais – listas, chats e outros”
“Navegação segura”             
“Web 2.0 e Aplicativos on-line”

Documentação técnica de ajuda do programa Microsoft Windows XP
Documentação técnica de ajuda do programa Microsoft Windows Vista
Documentação técnica de ajuda do programa Microsoft Windows 7
Documentação técnica de ajuda do programa Microsoft Word 2003 e 2007
Documentação técnica de ajuda do programa Microsoft Excel 2003 e 2007
Documentação técnica de ajuda do programa Microsoft PowerPoint 2003 e 2007
Terminologia Básica - Microsoft Windows XP - Microsoft Office Word 2007 - Microsoft Office Excel 2007 - Microsoft Office Access 2007 - Microsoft Office PowerPoint 2007; Mário Gomes da Silva; São Paulo: Editora Érica; 3ª. Edição; 2011.


ANEXO IV
Gestão do Atendimento e Comunicações Administrativas

1. Atendimento ao Público
1.1. Conceitos básicos                                                                                     
1.1.1. Objetivos e finalidade do serviço de atendimento ao público
1.2. Qualidade
1.2.1. Qualidade na prestação de serviços ao cidadão
1.2.2. Regras Básicas de Atendimento
1.2.3. Postura de Atendimento
1.3. Efetividade
1.3.1. Avaliação dos serviços e satisfação do usuário
1.4. Comunicação
1.4.1. Novos meios de comunicação com o cidadão
1.5. Gestão de Conflitos
1.5.1. Administração de Conflitos e Negociação
2. Comunicações Administrativas
2.1. Comunicação
2.1.1. Conceitos básicos sobre comunicação
2.1.2. Comunicação Verbal e Não Verbal
2.1.3. Comunicação Escrita
2.1.4. Comunicação Oral
2.1.5. Comunicação e expressão – Linguagem corporal
2.2. Comunicação Administrativa
2.2.1. Comunicação Administrativa
2.2.2. Tipos de comunicação administrativa
2.3. Mídia de Transmissão
2.3.1. Meios de Transmissão
2.4. Arquivos
2.4.1. Arquivamento de documentos físicos e eletrônicos

Bibliografia
PEASE, Allan, Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal. 3ª ed. Rio de Janeiro. Sextante.
ANGELONI, Maria Terezinha, Organizações do Conhecimento. 2ª ed. São Paulo: Saraiva: 2008.
AQUINO JR, Ivanildo José de S. et al. Certificação Digital: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
ARQUIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos da administração pública do Estado de São Paulo: atividades-meio. São Paulo: Arquivo do Estado, 2005. Disponível em www.arquivoestado.sp.gov.br.
BRASIL. Casa Civil. Arquivo Nacional. Resolução nº 27, de 16 de junho de 2008. Disponível em: www.conarq.arquivonacional.gov.br.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) art. 5º; 37 e 175. Disponível em: www.planalto.gov.br.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Art. 313 a 327. Disponível em: www.planalto.gov.br.
BRASIL. Lei n º 12.527, de 18 de novembro de 2011. Disponível em: www.planalto.gov.br.
BRASIL. Lei nº 9.507, de 12 de novembro de 1997. Disponível em: www.planalto.sp.gov.br.
BRASIL. Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Disponível em: www.planalto.gov.br.
CHIAVENATO, Idalberto, Comportamento Organizacional. Campus, 2009.
FISCHER, Roger; et alii. Como chegar ao sim: negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
KANAANE, Roberto, Fiel Filho, Alécio e Ferreira, Maria da Graça. Gestão Pública – Planejamento e Processos. São Paulo: Atlas, 2010.
KOTLER, Philip, Lee, Nancy. Marketing no Setor Público. São Paulo: Editora Bookman, 2007.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania. Difusão, 2011.
Manual de Redação de Atos Oficiais da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, 2008. Disponível em <www.casacivil.sp.gov.br/bibliotecaccivil/DownloadFile.asp?id=3> Acesso em: 02 de fevereiro de 2012.
MEDAUER, Odete, Direito Administrativo Moderno, 13 ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Norma ABNT NBR ISO 10002: 2005. Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração de Processos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Sistema de Informação - um enfoque gerencial inserido no contexto empresarial e tecnológico. 3ª ed. São Paulo: Érica, 2002.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
Reconstruindo Valores Públicos – Padrão Poupatempo em recomendações. http://www.poupatempo.sp.gov.br/livro.htm.
SÃO PAULO. Decreto nº 42.224, de 16 de setembro de 1997. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Decreto nº 44.074, de 1º de julho de 1999. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Decreto nº 52.658, de 23 de janeiro de 2008. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Lei nº 10.177, de 30 de dezembro de 1998. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Lei Complementar nº 863, de 29 de dezembro de 1999. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Lei nº 10.294, de 20 de abril de 1999. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Cengage, 2010.

ANEXO V
Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos

1. Licitações e Contratos
1.1. Licitações
1.1.1. Conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade, vedação e modalidades
1.1.2. Procedimento licitatório, revogação, anulação e sanções
1.1.3. Sistema de Registro de Preço
1.1.4. Pregão Eletrônico
1.2. Contratos
1.2.1. Conceito, peculiaridades e interpretação
1.2.2. Formalização,execução, inexecução, revisão e rescisão
1.2.3. Modelos, cláusulas, alterações, gestão do contrato
2. Compras
2.1. Organização
2.1.1. Escopo, objetivos, estratégias, responsabilidades
2.2. Processo de compras
2.2.1. Especificações, requisições, solicitação de propostas, acompanhamento
de fornecedores, transporte e tráfego, recebimento e controle da qualidade
2.2.2. Cadastro de Serviços Terceirizados
2.2.3. Requisições e Solicitações de Propostas
2.2.4. Cadastro de Materiais e Serviços
2.2.5. Cadastro e acompanhamento de Fornecedores
2.2.6. Transporte e Tráfego
2.2.7. Recebimento e Controle de Qualidade
2.2.8. Sanções Administrativas a Fornecedores
2.3. Negociação
2.3.1. Processos e estratégias
2.3.2. Análise de valor
2.4. Aquisição de serviços
2.4.1. especificações, acordos de nível de serviço (SLA), critérios e processos
de acompanhamento e controle
2.5. Aquisição de Equipamentos e Instalações
2.5.1. Especificação, critérios de acompanhamento e controle de contratos de
fornecimento
2.6. Compras sustentáveis
2.6.1. Critérios, métodos e sistemas para garantia da incorporação da sustentabilidade às compras públicas
3. Suprimentos
3.1. Especificação de materiais
3.1.1. Classificação, especificação, codificação, normalização
3.2. Gestão de materiais
3.2.1. Previsão de demanda e avaliação de desempenho
3.2.2. Sistemas de custeio e avaliação de custos e classificação ABC
3.2.3. Custo total de posse e compras estratégicas
3.3. Modelos de gestão de estoques
3.3.1. Gestão de estoques: métodos e critérios
3.3.2. Estoques máximo, mínimo e de segurança
3.3.3.  Avaliação de estoque
3.3.4.  Ponto de equilíbrio
3.3.5. Lote econômico de compra
3.3.6. Ponto de Pedido
3.3.7. Sistema de Renovação periódica
3.3.8. Metodologia Just in Time
3.4. Gestão do Almoxarifado e Inventários
3.4.1. Organização e eficiência do Almoxarifado
3.4.2. Sistemas de Armazenagem, Equipamentos, Auxílio
3.4.3. Perfil do Almoxarife
3.4.4. Avaliação e controle
3.4.5. Métodos de realização de inventários e conferências quantitativas e qualitativas
3.4.6. Divergências de estoque
3.4.7. Recebimento
3.4.8. Documentação legal
3.4.9. Controles e Conferências
3.4.10. Devoluções
3.4.11. Regularização
3.4.12. Técnicas e processos de armazenagem
3.4.13. Arranjo físico, circulações e acessos.
3.4.14. Técnicas de conservação e limpeza
3.4.15. Manuseio e atendimento às requisições
3.4.16. Controle físico dos estoques
3.4.17. Equipamentos de manuseio, pallets e estruturas
3.5. Logística e Cadeia de Abastecimento
3.5.1. Planejamento da logística
3.5.2. Objetivo do serviço: o produto da cadeia de suprimentos, serviço ao cliente e processamento de pedidos e sistemas de informações
3.5.3. Estratégia do transporte: fundamentos do transporte e decisões sobre o transporte
3.5.4. Estratégia de estoque: necessidades de previsão da cadeia de suprimentos, decisões sobre política de estoques, decisões de compras e de programação dos suprimentos, o sistema de estocagem e manuseio e decisões de estocagem
3.5.5. Estratégia de localização: processo de planejamento da rede
3.5.6. Organização e controle da cadeia de suprimentos
3.6. Automação
3.6.1. Administração de materiais utilizando a informática
3.6.2. Principais aplicativos e sistemas
3.6.3. A internet e a administração de materiais
3.7. Administração Pública
3.7.1. Governo eletrônico: transparência da administração pública, controle social e cidadania
3.7.2. Excelência nos serviços públicos: gestão por resultados na produção de serviços públicos, o conceito de cliente na administração pública
3.7.3. Responsabilidade Fiscal
3.8. Ética e Controles na Esfera Pública
3.8.1. Ética e responsabilidade social das organizações
3.8.2. Lei nº 12.836/13: Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira
3.8.3. Lei Nº 12.850/13: Definição de organização criminosa, investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal

Bibliografia
BAILEY, Peter, FARMER, David, JESSOP, David e JONES, David. Compras, Princípios e Administração. São Paulo: Editora Atlas. 2000.
BALLOU, Ronald H. Ballou. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística Empresarial. São Paulo: Editora Bookman, 2009.
BARBIERI, José Carlos e MACHLINE, Claude. Logística Hospitalar - Teoria e prática - 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. caps. 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.
BRASIL. Compras Sustentáveis. Disponível em: http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/.
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm.
BRASIL. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm.
BRASIL. Lei nº 12.846, de 01 de Agosto de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12846.htm.
BRASIL. Lei nº 12.850, de 02 de Agosto de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12850.htm.
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais - Uma abordagem logística - 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. cap. 2, 3, 4, 5, 6 e 8.
DIAS, Mario e COSTA, Roberto Figueiredo. Manual do Comprador - 3ª Ed. São Paulo: Edicta, 2003.
MARTINS, Petrônio Gracia e ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3a edição: Editora Saraiva, 2009. Cap. 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15
DI PIETRO, Maria Silvia Zanella. Direito Administrativo. 20ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.
FISHER, Roger, URY, William e PATTON, Bruce. Como Chegar ao Sim – A Negociação de Acordos Sem Concessões.  2ª Ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
JUND, Sergio. Administração, Orçamento e Contabilidade Pública. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008.
SÃO PAULO. Legislação do Pregão. Disponível em: http://www.pregao.sp.gov.br/legislacao/legislacao.htm.
SROUR, Robert Henry. Ética Empresarial. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

ANEXO VI
Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias

1.Contrato de Gestão
1.1. Contrato de gestão com órgãos e entidades da administração pública (contratualização intragovernamental)
1.1.1. Noção geral e contextualização histórica
1.1.2. Legislação básica
1.1.3. Campo de aplicação
1.1.4. Procedimento de celebração
1.1.5. Identificação dos participantes
1.1.6. Ampliação da autonomia gerencial, administrativa e financeira
1.1.7. Fixação de metas de resultado e indicadores de desempenho
1.1.8. Previsão de incentivos econômicos
1.1.9. Aspectos financeiros e orçamentários
1.1.10. Prazo de vigência
1.1.11. Fiscalização e prestação de contas
1.1.12. Responsabilidade dos participantes
1.2. Contrato de gestão com organizações sociais (Âmbito Federal e Estadual)
1.2.1. Noção geral e contextualização histórica
1.2.2. Legislação básica
1.2.3. Campo de aplicação
1.2.4. Qualificação das entidades e requisitos de organização
1.2.5. Convocação pública
1.2.6. Direitos e obrigações dos participantes
1.2.7. Fixação de metas de resultado e indicadores de desempenho
1.2.8. Previsão de incentivos econômicos
1.2.9. Aspectos financeiros e orçamentários
1.2.10. Política de pessoal e regime de contratação da entidade
1.2.11. Prazo de vigência
1.2.12. Fiscalização, controle, monitoramento e prestação de contas
1.2.13. Descumprimento dos compromissos assumidos
1.2.14. Rescisão e denúncia unilateral do contrato
1.2.15. Responsabilidade dos participantes e cabimento de indenizações
1.3. Termo de parceria com organizações da sociedade civil de interesse
público (OCISP)
1.3.1. Noção geral e contextualização histórica
1.3.2. Legislação básica
1.3.3. Campo de aplicação
1.3.4. Procedimento de celebração
1.3.5. Elementos essenciais do termo de parceria
1.3.6. Prazo de vigência
1.3.7. Fiscalização e prestação de contas
1.3.8. Descumprimento dos compromissos assumidos
1.3.9. Rescisão e denúncia unilateral do termo de parceria
1.3.10. Responsabilidade dos participantes e cabimento de indenizações
2. Convênios
2.1. Noção geral
2.1.1. Natureza jurídica e função
2.1.2. Legislação aplicável
2.1.3. Procedimento de celebração
2.2. Conteúdo básico
2.2.1. Identificação dos participantes
2.2.2. Delimitação do objeto
2.2.3. Formulação do plano de trabalho
2.2.4. Direitos e obrigações dos participantes
2.2.5. Fiscalização e prestação de contas
2.2.6. Prazo de vigência
2.2.7. Aspectos financeiros e orçamentários
2.3. Campo de aplicação
2.3.1. Convênio entre órgãos e entidades da administração pública
2.3.2. Convênio com terceiro setor
2.4. Questões sensíveis
2.4.1. Remuneração e ressarcimento de despesas
2.4.2. Descumprimento dos compromissos assumidos
2.4.3. Possibilidade de aditamento
2.4.4. Rescisão e denúncia unilateral do convênio
2.4.5. Responsabilidade dos participantes e cabimento de indenizações
2.5. Figuras afins
2.5.1. Acordo de cooperação
2.5.2. Protocolo de intenções
3. Parcerias
3.1. Consórcio, convênio de cooperação e contrato de programa
3.1.1. Noção geral e legislação aplicável
3.1.2. Conteúdo básico
3.1.3. Campo de aplicação
3.2. Concessão comum, patrocinada e administrativa (parceria público privada)
3.2.1. Noção geral e legislação aplicável (Âmbito Federal e Estadual)
3.2.2. Conteúdo básico
3.2.3. Campo de aplicação
3.2.4. Distinções relevantes
3.2.5. Formas de Financiamento dos projetos
3.2.6. Principais áreas de parcerias no Estado de São Paulo
3.3. Delegação de atividades
3.3.1. Descentralização administrativa e administração indireta
3.3.2. Serviço social autônomo
3.3.3. Uso de bem público por particulares
3.3.4. Terceirização
3.3.5. Fundação privada de apoio
3.4. Comparação entre formatos de parcerias
3.4.1. Contrato administrativo
3.4.2. Convênio tradicional
3.4.3. Contrato de gestão com órgão e entidade da administração pública
3.4.4. Contrato de gestão com organização social
3.4.5. Termo de parceria com OSCISP
3.4.6. Concessão comum, patrocinada e administrativa (parceria público privada)
3.4.7. Concessão patrocinada
3.4.8. Concessão administrativa                
3.5. Administração Pública
3.5.1. Governo eletrônico: transparência da administração pública, controle social e cidadania
3.5.2. Excelência nos serviços públicos: gestão por resultados na produção de serviços públicos, o conceito de cliente na administração pública
3.5.3. Responsabilidade Fiscal
3.6. Ética e Controles na Esfera Pública
3.6.1. Ética e responsabilidade social das organizações
3.6.2. Lei Nº 12.836/13: Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira
3.6.3. Lei Nº 12.850/13: Definição de organização criminosa, investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal

Bibliografia:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) artigos 37, 38 e 39. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (artigos 24 e 116). Disponível em:
BRASIL. Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8987cons.htm.
BRASIL. Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm.
BRASIL. Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9790.htm.
BRASIL. Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l11079.htm.
BRASIL. Lei nº 11.107, de 06 de abril de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11107.htm.
BRASIL. Lei nº 12.846, de 01 de Agosto de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12846.htm.
BRASIL. Lei nº 12.850, de 02 de Agosto de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12850.htm.
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm.
BRASIL. Decreto Lei nº 5.411, de 06 de abril de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5411.htm.
BRASIL. Decreto Lei nº 5.977, de 01 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5977.htm
DI PIETRO, Maria Silvia Zanella. Direito Administrativo - 20º Edição. Editora Saraiva, 2007.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parecerias na Administração Pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. São Paulo: Editora Atlas, 8ª ed., 2011.
ENGLER, M. “Gestão de terceiros” In: Oliveira, L. e Galvão, M. C. (orgs.) Desenvolvimento Gerencial na Administração Pública do Estado de São Paulo. São Paulo, Fundap, 2009.
ENGLER, Mario. O contrato de parceria público-privada. Revista da Procuradoria Geral do Estado, v. 71, p. 216-288, 2010.
JUND, Sergio. Administração, Orçamento e Contabilidade Pública. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008.
SÃO PAULO. Constituição Estadual (1989). Disponível em: http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm.
SÃO PAULO. Decreto nº n° 59.215, de 21 de maior de 2013. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2013/decreto-59215-21.05.2013.html.
SÃO PAULO. Decreto-lei Complementar nº 07, de 06 de novembro de 1969. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=47473.
SÃO PAULO. Lei Complementar nº 1.095, de 18 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2009/lei.complementar-1095-18.09.2009.html.
SÃO PAULO. Lei Complementar nº 846, de 04 de junho de 1998. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=6680.
SÃO PAULO. Lei nº 11.598, de 15 de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=50875.
SÃO PAULO. Lei nº 13.179, de 19 de agosto de 2008. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/norma/?id=122371.
SÃO PAULO. Legislação do Pregão. Disponível em: http://www.pregao.sp.gov.br/legislacao/legislacao.htm.
SROUR, Robert Henry. Ética Empresarial. São Paulo: Editora Campus, 2000.



ANEXO VII
Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania

1.1. Lazer e Prática Esportiva
1.2. Esporte e Sociedade
1.2.1. Conceito de Esporte e suas manifestações na sociedade
1.2.2. Políticas públicas de Esporte
1.3. Formação de Talentos Esportivos
1.3.1. Bolsa Talento Esportivo
1.3.2. Fábrica de Talentos: Centros de Formação e Treinamento
1.4. Manifestações Esportivas
1.4.1. Alto Rendimento
1.4.2. Educacional
1.4.3. Participação (Lazer e Comunidade)
2. Planejamento, Organização e Execução Esportiva
2.1. Estrutura Esportiva
2.1.1. Regiões Esportivas
2.1.2. Regiões Administrativas
2.2. Regulamento Administrativo
2.3. Calendário
2.3.1. Ginastrada
2.3.2. Campeonato Estadual de Futebol
2.3.3. Jogos Abertos da Juventude
2.3.4. Sistema de Disputa dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior
2.3.5. Jogos Regionais
2.3.6. Jogos Abertos do Interior
2.3.7. Candidatura dos municípios à sede dos Jogos Regionais e dos Jogos
Abertos do Interior
2.3.8. Avaliação as adequações dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do
Interior
2.3.9. Jogos Regionais do Idoso e Jogos Estaduais do Idoso
2.3.10. Basquetebol
2.3.11. Handebol
2.3.12. Ginástica Artítica
2.3.13. Ginástica Rítmica
2.4. Organizações de Eventos Esportivos
2.4.1. Organizações de Megaeventos
2.4.2. Eventos esportivos de pequeno e médio porte
2.5. Noções de Gestão e Marketing Esportivo
2.5.1. Fundamentos de Marketing
2.5.2. Aplicações aos eventos esportivos
3. Convênios e Parcerias Esportivas
3.1. Noção Geral
3.1.1. Natureza jurídica e função
3.1.2. Legislação aplicável
3.1.3. Procedimento de celebração
3.2. Conteúdo Básico
3.2.1. Identificação dos participantes
3.2.2. Delimitação do objeto
3.2.3. Formulação do plano de trabalho
3.2.4. Direitos e obrigações dos participantes
3.2.5. Fiscalização e prestação de contas
3.2.6. Prazo de vigência
3.2.7. Aspectos financeiros e orçamentários
3.3. Questões Sensíveis
3.3.1. Remuneração e ressarcimento de despesas
3.3.2. Descumprimento dos compromissos assumidos
3.3.3. Possibilidade de aditamento
3.3.4. Rescisão e denúncia unilateral do convênio
3.3.5. Responsabilidade dos participantes e cabimento de indenizações
3.4. Celebração específica de Convênios Esportivos
3.4.1. Esporte Social
3.4.2. Prefeituras Municipais
3.4.3. Entidades Externas                

Bibliografia
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Título VIII, Capítulo III, Seção III. Disponível em: www.planalto.gov.br.
BRASIL. Fundamentação sobre o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/conferencianacional/arquivos/textoIIFundamentacaoSobreSistema230106.pdf.
BRASIL. Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (arts. 24 e 116). Disponível em:
BRASIL. Política Nacional do Esporte. Disponível em:
BRASIL. Política Nacional do Esporte. Disponível em:
DEL PRIORE, Mary e MELLO, Victor A. História do Esporte no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parecerias na Administração Pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. São Paulo: Editora Atlas, 8ª ed., 2011.
DITTD, Brenda; STOTLAR, David K. Fundamentos de Marketing Esportivo. São Paulo: Ed.Phorte, 2002.
ENGLER, M. “Gestão de terceiros” In: Oliveira, L. e Galvão, M. C. (orgs.) Desenvolvimento Gerencial na Administração Pública do Estado de São Paulo. São Paulo, Fundap, 2009.
FUNDAP Estudo Preliminar da Descentralização Administrativa do Estado de São Paulo – Relatório Final – Fevereiro de 2008. Disponível em: http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/Biblioteca.html.
MARCELLINO, N.C. (org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em Lazer e Esporte. Campinas: Editora Papirus, 2003.
MELO, Marcelo Paula de. Esporte e Juventude pobre: políticas públicas de lazer na Vila Olímpica da Maré. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.
MOTA, Nathália Aurea da. Planejamento e Organização de um Evento Esportivo. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0459_0598_01.pdf.
MOTA, Nathália Aurea da. Planejamento e Organização de um Evento Esportivo. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/43648086/Apostila-Eventos-Esportivos-2o-Ano.
OBSERVATÓRIO DO ESPORTE. Políticas públicas para o esporte e o lazer no Brasil (1996-2005).Disponível em: http://observatoriodoesporte.org.br/politicas-publicas-para-o-esporte-e-olazer-no-brasil-1996-2005/
POIT, D. Rodrigues. Organização de Eventos Esportivos. 2ª Edição, Londrina: Phorte, 2005. Poit, Davi. Cerimonial e protocolo esportivo. 1ª Edição, Londrina: Phorte, 2010.
PRONI e LUCENA (orgs.). Esporte, história e sociedade. Campinas: Editora Autores Associados, 2002.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Marketing e organização esportiva: elementos para uma história recente do esporte-espetáculo. Disponível em:
RUBIO, Kátia (org.). Megaeventos esportivos, legados e responsabilidade social. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2008.
SÃO PAULO. Constituição Estadual de 1989. Título VII, Capítulo III, Seção III. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Decreto nº n° 59.215, de 21 de maior de 2013. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2013/decreto-59215-21.05.2013.html.
SÃO PAULO. Instruções para prestação de contas convênios com entidades. São Paulo: SELJ, s/d. Disponível em: http://www.selj.sp.gov.br/convenios.php.
SÃO PAULO. Lei nº 13.556, de 09 de junho de 2009. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Lei nº 14.949, de 06 de fevereiro de 2013. Disponível em: www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Manual para Convênio - Esporte Social. São Paulo: SELJ, s/d. Disponível em: http://www.selj.sp.gov.br/convenios.php.
SÃO PAULO. Manual para Convênio de Projetos e Eventos Esportivos - Entidades. São Paulo: SELJ, s/d. Disponível em: http://www.selj.sp.gov.br/convenios.php.
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 13/2013 - REGULAMENTO DA III COPA DE BASQUETEBOL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em:
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 14/2013 - REGULAMENTO DA XIV COPA DE HANDEBOL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em:
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 10/2013 - XXV - GINASTRADA - FESTIVAL DE GINÁSTICA E DANÇA. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/regulamentos_2013/Ginastrada.pdf.
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 07/2013 - REGULAMENTO DOS JOGOS ABERTOS “HORÁCIO BABY BARIONI". Disponível em:
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 20/2013 - CANDIDATURA DOS MUNICÍPIOS À SEDE DOS JOGOS REGIONAIS E JOGOS ABERTOS “HORÁCIO BABY BARIONI” DE 2015. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/regulamentos_2013/Candidatura%20Sede.pdf.
SÃO PAULO. Portaria G.CEL 18/2012 – Criação de um grupo para avaliação as adequações dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” para 2013. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/regulamentos.php.
SÃO PAULO. Portaria G.CEL 03/2013 - Regiões Esportivas. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/downloads/Regioes_Esportivas%202013.pdf.
SÃO PAULO. PORTARIA CONJUNTA G-CEL/CGEB/G-SEDPcD/G-SDECT de 22-03-2013 - REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO 2013. Disponível em:
SÃO PAULO. Portaria G.CEL 04/2013 - Regiões Administrativas. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/downloads/Regioes_Administrativas%202013.pdf.
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 05/2013 - REGULAMENTO DOS JOGOS ABERTOS DA JUVENTUDE. Disponível em:
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 06/2013 - REGULAMENTO DOS JOGOS REGIONAIS. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/regulamentos_2013/Jogos%20Regionais.pdf.
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 08/2013 - JOGOS REGIONAIS DO IDOSO - JORI. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/regulamentos_2013/JORI.pdf.
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 16/2013 - REGULAMENTO DOS 42º CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL. Disponível em:
SÃO PAULO. Resolução SELJ-12, de 14-10-2013 - Estabelece normas e procedimentos para apresentação de projetos na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e revoga a Resolução SELJ - 14, de 03-08-2012. Disponível em:
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 11/2013 - VI COPA DE GINÁSTICA RÍTMICA. Disponível em: http://www.selt.sp.gov.br/regulamentos_2013/Copa%20de%20Ginastica%20Ritmica.pdf.
SÃO PAULO. PORTARIA G.CEL 12/2013 - COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Disponível em:
TUBINO, Manoel. As Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 1992.
TUBINO, Manoel. O que é esporte. 2. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.
Voto do Ministro RUBENS FUX, do Supremo Tribunal Federal, proferido no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1.923-DF. Disponível em:


ANEXO VIII
Planejamento, Orçamento e Finanças

1. Administração Pública
1.1. Governo eletrônico: transparência da administração pública, controle social e cidadania
1.2. Excelência nos serviços públicos: gestão por resultados na produção de serviços públicos, o conceito de cliente na administração pública
1.3. Ética e Controles na Esfera Pública
1.3.1. Ética e responsabilidade social das organizações
1.3.2. Lei Nº 12.836/13: Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira
2. Estado e Economia
2.1. Medição do Resultado do Setor Público (Indicadores, Índices e Metas)
2.1.1. Gestão por Resultados
2.1.2. Cultura de Valor Público e Indicadores
2.2. Contas Nacionais
2.2.1. Contas Nacionais, Balanço de Pagamentos e Sistema Monetário
2.3. O Processo de Desenvolvimento Brasileiro
2.3.1. Estado no Desenvolvimento Econômico
2.3.2. Teoria do Crescimento Econômico
2.3.3. Crescimento Sustentável e Reformas
3. Planejamento Governamental
3.2. Sistema Federal de Planejamento e Orçamento
3.2.1. Orgãos e Atribuições
3.2.2. Processo de Planejamento Orçamentário
3.2.3. Processo Legislativo
4. Administração Orçamentária e Financeira
4.1 Orçamento Público
4.1.1. Tipos, Dimensões ou Aspectos e Natureza Jurídica do Orçamento
4.1.2. Princípios Orçamentários
4.1.3. Espécies de Orçamento
4.2. Orçamento na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal
4.2.1. Plano Plurianual
4.2.2. Lei de Diretrizes Orçamentárias
4.2.3. Lei Orçamentária Anual
4.2.4. Lei de Responsabilidade Fiscal
4.3. Crédito Orçamentário e Adicional
4.3.1. Crédito Orçamentário
4.3.2. Crédito Adicional
4.4. Receita Pública
4.4.1. Conceito e Classificação de Receitas
4.4.2. Estágios da Receita
4.4.3. Codificação da Receita Orçamentária
4.4.4. Receita por Fontes de Recursos
4.5. Despesa Pública
4.5.1. Conceito e Classificação de Despesas
4.5.2 Estágios
4.5.3. Restos a Pagar
4.5.4. Despesas de Exercícios Anteriores
4.5.5. Suprimento de Fundos
4.5.6. Diárias
4.5.7. Codificação da Despesa
4.6. Execução Orçamentária e Financeira
4.6.1 Ciclo Orçamentário: elaboração, aprovação, execução e controle
4.6.2 Programação Orçamentária
4.6.3 Descentralização Orçamentária
4.6.4 Programação Financeira
4.6.5 Descentralização Financeira
4.6.6. Limites de Empenhamento e Movimentação Financeira
4.6.7. Recursos Vinculados

Bibliografia:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) Disponível em:
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 12.846, de 01 de Agosto de 2013. Disponível em:
GIAMBIAGI, Fabio et alli. Economia Brasileira Contemporânea. Elsevier, 2011.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira Essencial. São Paulo: Editora Bookman. 2004.
JUND, Sergio. Administração, Orçamento e Contabilidade Pública. Editora Campus, 2008.
KURGMAN, Paul e WELLS, Robin. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MANKIW, Gregory N. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
PAULANI, Leda Maria e Braga, Marcio Bobik. A Nova Contabilidade Social. Editora Saraiva, 2007.
SROUR, Robert Henry. Ética Empresarial. Editora Campus, 2000


ANEXO IX
Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos

1. Políticas de Administração de RH
1.1. Sistema de Administração de Pessoal
1.1.1. Organização do Sistema
1.1.2. Órgãos do sistema e suas atribuições/competências
1.1.3. Normas para Organização do Sistema
1.2. Despesa com Pessoal
1.2.1. Lei de Responsabilidade Fiscal
1.3. Normas Gerais Aplicáveis aos Servidores Públicos
1.3.1. Normas Federais
1.3.2. Normas Estaduais
1.4. Regimes Jurídicos e Retribuitórios
1.4.1. Estatutário – Efetivo
1.4.2. Celetista / Empregado Público
1.4.3. Temporário
1.4.4. Plano de Cargos e Salários
1.5. Meritocracia
1.5.1. Avaliação e Evolução por desempenho e competências
1.5.2. Remuneração Variável
1.6. Segurança e Medicina do Trabalho
1.6.1. Condições de Trabalho
1.6.2. Qualidade de Vida no Trabalho
2. Gestão da vida funcional
2.1. Legislação de pessoal: Ética, Responsabilidades, Direitos e Deveres.
2.1.1. Norma Federal
2.1.2. Normas Estaduais
2.2. Previdência
2.2.1. Frequência e Sistema de Pontos
2.2.2. Tempo de serviço e contribuição
2.2.3. Aposentadoria/Pensão/RPPS
2.2.4. Previdência Complementar
3. Gestão de Pessoas
3.1. Planejamento e controle de recursos humanos
3.1.1. Dimensionamento da força de trabalho
3.1.2. Quadro de Pessoal
3.1.3. Mobilidade Funcional
3.2. Recrutamento e Seleção no Setor Público
3.2.1. Concursos Públicos
3.2.2. Processo Seletivo Simplificado
3.3. Estabilidade de Servidores Públicos
3.3.1. Estágio Probatório
3.4. O papel do RH na Gestão de Pessoas
3.4.1. Gestão Estratégica de Pessoas
3.4.2. Gestão do Comportamento Organizacional I: Cultura Organizacional; Avaliação do Clima; Dimensionamento da Estrutura.
3.4.3. Gestão do Comportamento Organizacional II: Motivação, Liderança.
3.4.4. Comunicação: conflito, negociação e solução de problemas
3.4.5. Novos Modelos em Gestão de Pessoas: Modelos de Gestão de Pessoas na Administração Pública: a Nova Gestão Pública
3.4.6. Gestão por competências
3.4.7. Tendências e novos desafios em Gestão de Pessoas
3.4.8. Papéis do profissional de RH: o RH funcional e o RH estratégico
3.5. Avaliação e Desenvolvimento de Pessoal
3.5.1. Avaliação Especial de Desempenho - Estágio Probatório
3.5.2. Avaliação de Desempenho no Setor Público
3.5.3. Avaliação de Competências
3.5.4. Desenvolvimento de Pessoas

Bibliografia
ASSIS, Luís Otávio Milagres; NETO, Mário Teixeira Reis. Remuneração variável por desempenho no setor público: investigação das dificuldades e implicações para o estado brasileiro. In: TEIXEIRA, Helio Janny; et alii (orgs). “Contribuições para a gestão de pessoas na administração pública”. São Paulo: FIA/USP, 2013. Disponível e-book em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/paprh.
BARBOSA, Lívia. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, pp. 21-104.
BICHUETTI, José Luiz. Conversação com José Luiz Bichuetti. São Paulo: Blog da UCRH, 2011. Disponível em: http://ucrh21.blogspot.com.
BICHUETTI, José Luiz. Gestão de Pessoas não é com o RH. São Paulo: Editora Lafonte, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc19.htm.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc20.htm.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc41.htm.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 47, de 05 de julho de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc47.htm.
BRASIL. Constituição (1998). Emenda Constitucional nº 34, de 13 de dezembro de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc34.htm.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm.
BRASIL. Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm.
BRASIL. Lei Federal nº 10.887, de 18 de junho de 2004. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.887.htm.
BRÍGIDO, Raimundo et al. Certificação de Competências Profissionais: análise qualitativa do trabalho, avaliação e certificação de competências: referências bibliográficas. Brasília: OIT, 2002. cap. 1, 2, 11, 12, 13 e 14.
CARVALHAL, Eugenio do. ANDRÉ NETO, Antonio; ANDRADE, Gersem Martins de. ARAÚJO, João Vieira de. Negociação e administração de conflitos. 2ª. Ed., Rio de Janeiro: FGV, 2008. Capítulos 1 e 2.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional – A dinâmica do sucesso nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (capítulos 4, 5, 8, 11 e 12).
COSTIN, Claudia. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. (capítulo 5)
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas articulada por meio de competências. In: TEIXEIRA, Helio Janny; et alii (orgs). “Contribuições para a gestão de pessoas na administração pública”. São Paulo: FIA/USP, 2013. Disponível e-book em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/paprh.
________________. Processos e Práticas de Gestão de Pessoas – Gestão de Carreira e Remuneração. In: Competências – Conceitos e instrumentos para a Gestão de Pessoas na empresa moderna. SP: Atlas, 2004, pp.55-85.
FLEURY, Maria Tereza Leme et al. As pessoas na Organização. 6ª ed. São Paulo: Editora Gente, 2002. (Parte 2)
GIL, Antonio Carlos. O papel do analista de cargos e salários. In:___. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001. cap. 8.
Jaqueline Fragoso. Gestão da Carreira: Cargos e Salários. Disponível em: http://www.abrhse.com.br/files/jacqueline.pdf
KALIL, Alexandre Pires; et al. Carreiras, cargos e remunerações. In: Gestão por competências em organizações de governo. Brasília: ENAP, 2005.
KANAANE, Roberto; FIEL FILHO, Alécio; FERREIRA, Maria das Graças. (orgs.) Gestão Pública – Planejamento, Processos, Sistemas de Informação e Pessoas. São Paulo: Atlas, 2010. (capítulo 4)
LONGO, Francisco. Mérito e flexibilidade: a gestão das pessoas no setor público. São Paulo: Fundap, 2007.
MEIRELLES, Hely Lopes; et al. Concursos. In: Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros Editora, 2010, pp. 461-466.
MEIRELLES, Hely Lopes; et alii. Contratação por tempo determinado. In: Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros Editora, 2010, pp. 467-468.
MEIRELLES, Hely Lopes; et al. Estabilidade. In: Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros Editora, 2010, pp. 472-481.
MEIRELLES, Hely Lopes; et al alii. Sistema remuneratório. Remuneração. Subsídio. Vencimentos. In: Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros Editora, 2010, pp. 505-515.
MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DO ESTADO. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Câmara da Reforma do Aparelho do Estado, Brasília, 1995.
MINTZBERG, Henry. Criando Organizações Eficazes – Estruturas em Cinco Configurações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. (capítulos 8, 9, 10, 11 e 12)
MUSSSAK, Eugenio. O Modelo Tradicional da Gestão de Pessoas. In: Gestão Humanística de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Cap. 25, pp.: 285-87
NASCIMENTO, E.R.; DEBUS,I. Entendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Disponível em: <http://www.stn.fazenda.gov.br/hp/downloads/entendendolrf.pdf>.
PACHECO, Regina Silvia. Mensuração de desempenho no setor público: os termos do debate. In: TEIXEIRA, Helio Janny; et alii (orgs). “Contribuições para a gestão de pessoas na administração pública”. São Paulo: FIA/USP, 2013. Disponível e-book em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/paprh.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. (capítulos 7, 10, 11, 12, 15 e 16)
SÃO PAULO . Art. 6. In: __. Lei Complementar nº 835, de 04 de novembro de 1997. Disponível em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/vclipping.
SÃO PAULO. Constituição Estadual (1989). Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 51.782, de 27 de abril de 2007. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 52.054, de 15 de agosto de 2007. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 52.833, de 24 de março de 2008. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 55.839 de 18 de maio de 2010. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei complementar nº 1.010, de 1º de junho de 2007. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei complementar nº 1.012, de 05 de julho de 2007. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei complementar nº 1.132, de 10 de fevereiro de 2011. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei complementar nº 1.163, de 04 de janeiro de 2012. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei Complementar nº 432, de 18 de dezembro de 1985. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei complementar nº 644, de 26 de dezembro de 1989. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei nº 10.948, de 05 de novembro de 2001. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei nº 14.653, de 22 de dezembro de 2011. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei nº 500, de 13 de novembro de 1974. Disponível em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/vclipping.
SÃO PAULO. Processar Adicional de Insalubridade. In: Manual de Procedimentos de RH. São Paulo: UCRH, s/d. Disponível em: http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/RHIntroducao.html.
SÃO PAULO. Resolução SERT nº 33 de 05 de novembro de 1986. Disponível em:
SÃO PAULO. Resolução SERT nº 37 de 30 de abril de 1987. Disponível em:
SÃO PAULO. Secretaria de Gestão Pública. Unidade Central de Recursos Humanos. Manual de Procedimentos de RH. Disponível em:
SÃO PAULO. Sistema de Administração de Pessoal. Unidade Central de Recursos Humanos. Instrução UCRH-1, de 16 de agosto de 2007. Disponível em:
SÃO PAULO. Título I - Capítulo II. In:____. Lei complementar nº 180, de 12 de maio de 1978. Disponível em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/vclipping.
SÃO PAULO. Decreto nº 21.872, de 06 de janeiro de 1984. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 50.881, de 14 de junho de 2006. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 53.254, de 21 de julho de 2008. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 54.682, de 13 de agosto de 2009. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 54.779, de 15 de setembro de 2009. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 56.114, de 19 de agosto de 2010. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 56.352, de 29 de outubro de 2010. Disponível em:
SÃO PAULO. Estágio Probatório. São Paulo: UCRH, s/d. Disponível em:
SÃO PAULO. Instrução UCRH nº 01, de 06 de janeiro de 2011. Disponível em:
SÃO PAULO. Instrução UCRH nº 03, de 08 de setembro de 2010. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009. Disponível em:
SÃO PAULO. Lei Complementar nº 683, de 18 de setembro de 1992. Disponível em:
SÃO PAULO. Processar Aposentadoria. In: Manual de Procedimentos de RH. São Paulo: UCRH, s/d. Disponível em: http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/RHAdmVida.html.
SÃO PAULO. Processar Transferência. In: Manual de Procedimento de RH. São Paulo: UCRH, s/d. Disponível em: http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/10a03.html.
SÃO PAULO. Realizar Concurso Público. In: Manual de Procedimentos de RH. São Paulo: UCRH, s/d. Disponível em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/vclipping.
SÃO PAULO. Resolução SGP nº 13, de 13 de agosto de 2008. Disponível em:
SÃO PAULO. Sistema de Administração de Pessoal do Estado - inovações, justificativas e esclarecimentos aos funcionários públicos estaduais. São Paulo: GovSP, 1978, pp. 22-23 (Mobilidade Funcional). Disponível em: www.recursoshumanos.sp.gov.br/avaliasp.
SÃO PAULO. Você é um bom negociador? Como melhorar a sua postura no ambiente de trabalho. São Paulo: UCRH, 2011. Disponível em: http://ucrh21.blogspot.com/2011/03/voce-e-um-bom-negociador-comomelhorar.html
SILVA, Mateus de Oliveira. Sistemas e Estratégias de Remuneração Variável. In: Sistemas Modernos de Remuneração. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005, pp. 133-174.
SOUZA, Vera Lúcia; MATTOS, Irene Badaró; et alii. Gestão de Desempenho. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
TEIXEIRA, Gilnei Mourão et al. Papéis dos Atores. In: Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005, pp. 84-98.
VILAS BOAS, Ana Alice; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. (capítulos 1, 12 e 13)


ANEXO X
Sistemas de Informação

 1. Especificação e desenvolvimento de Sistemas de Informação
1.1. Fundamentos
1.1.1. Processo de software
1.1.2. Modelos de processo de software
1.1.3. Metodologias de desenvolvimento de software: conceitos, filosofia e aplicação
1.2. Métricas
1.2.1. Métricas de software (orientada a tamanho, função e pontos de função)
1.2.2. Métricas de qualidade software
1.2.3. Estimativas para um projeto de software
1.3. Gerenciamento de Projetos de Software
1.3.1. Conceitos de gerenciamento de projetos (Pessoas, Produtos, Processo)
1.3.2. Gerência de configuração
1.3.3. Criação de um plano de negócios
1.3.4. Conceitos de Software Livre e Código Aberto. Licenças de Software.
1.3.5. Desenvolvimento de aplicações de BI (Business Intelligence): conceitos, técnicas e ferramentas.
1.3.6. Project Office - Escritório de Projetos
1.4. Análise, Projeto e Desenvolvimento
1.4.1. Desenvolvimento baseado em componentes
1.4.2. Conceitos de orientação a objetos
1.4.3. Desenvolvimento baseado em serviços
1.4.4. Levantamento e gerência de requisitos
1.4.5. Princípios de interface com o usuário
1.4.6. Técnicas de testes de software
1.4.7. Conceitos de reengenharia
1.4.8. Análise essencial e projeto estruturado
1.4.9. Análise e projeto orientados a objetos (UML: Conceitos e notação)
1.4.10. BPM - Business Process Modeling
1.5. Governança de TI
1.5.1. Conceitos de Governança e Governança de TI
1.5.2. Arquétipos da Governança de TI para a Alocação de Direitos Decisórios
1.5.3. Mecanismos para Implementar a Governança de TI
1.5.4. Conceitos e aplicabilidade de modelos para Governança de TI (COBIT, CMMI, MPS.BR, ITIL)
1.6. Acessibilidade na WEB
1.6.1. Diretrizes e recomendações
2. Bases de informações
2.1. Arquitetura de bancos de dados
2.1.1. Níveis, fundamentos, características, componentes e funcionalidades.
2.1.2. Características dos principais sistemas gerenciadores de banco de dados.
2.2. Processamento de Transações
2.2.1. Conceito de transação.
2.2.2. Propriedades desejáveis
2.3. Projeto de Banco de Dados
2.3.1. Projeto conceitual de banco de dados: modelo entidade-relacionamento.
2.3.2. Projeto lógico de banco de dados: modelo relacional.
2.3.3. Normalização.
2.3.4. Projeto físico de bancos de dados.
2.3.5. SQL
2.4. Data Warehousing
2.4.1. Etapas do processo de Data Warehousing
2.4.2. Data Warehouse: conceitos, técnicas, ferramentas e aplicações.
2.4.3. Modelagem multidimensional
2.4.4. ETL (Extraction, Transformation and Load): conceitos e ferramentas
3. INTEGRAÇÃO E MOBILIDADE
3.1. Redes de computadores
3.1.1. Conceitos, arquitetura e topologia
3.1.2. Componentes básicos (Hubs,switches, cabos, repetidores, pontes, gateways ...)
3.1.3. Meios Físicos de Transmissão (par trançado, cabo coaxial, fibra ótica, radiodifusão)
3.1.4. Transferência de dados: protocolo FTP, mecanismos de download, velocidades, capacidade
3.2. Segurança de dados – Conceitos Básicos
3.2.1. Ameaças e Ataques
3.2.2. Política de Segurança
3.2.3. Mecanismos de Segurança (Criptografia, Assinatura Digital, Autenticação, Controle de Acesso, Controle de Roteamento, Firewalls)
3.3. Redes sem fio
3.3.1. Redes sem fio (Bluetooth e Wi-Fi), seus dispositivos e aplicações
3.3.2. Redes 3G - Características e aplicações
3.4. Dispositivos móveis
3.4.1. Características básicas e principais tipos de dispositivos móveis
3.5. Integração de aplicações corporativas
3.5.1. Conceitos
3.5.2. WEB Services: características básicas e aplicações

Bibliografia
BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; Jacobson, I. UML: Guia do Usuário. São Paulo: Editora Campus, 2ª Edição, 2005.
FONTES, Edison. Praticando a segurança da informação: orientações práticas alinhadas com: norma NBR ISO/IEC 27002, norma NBR ISO/IEC 27001, norma NBR 15999-1, COBIT, ITIL. Editora Brasport, 2008.
MARZULLO, Fabio Perez. SOA na prática: inovando seu negócio por meio de soluções orientadas a serviços, Editora Novatec, 2009.
PRESSMAN, R. Engenharia de Software. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 6a Edição, 2006.
TANENBAUM, Andrew S.; J. WETHERALL, David; J.  Redes de Computadores. 5ª Edição; São Paulo: Editora Pearson Education, 2011.
WEILL, P.; Ross, J. Governança de TI: Tecnologia da Informação. São Paulo: M. Books Editora, 1a Edição, 2005.
YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna. São Paulo: Editora Campus, 1a Edição, 1990.
Textos sobre acessibilidade WEB:
COMPILAÇÃO DE ARTIGOS. Acessibilidade Legal. Disponível em:
CONFORTO, Débora; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Acessibilidade à web: internet para todos. Disponível em: http://acessibilidadelegal.com/10-artigos.php.
SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H.; Sudarsha, S. Sistema de banco de dados. São Paulo: Editora Campus (Elsevier), 5a Edição, 2006.
TITTEL, E. Rede de Computadores in Coleção Schaum. São Paulo: Editora Bookman. 1ª Edição, 2003.


ANEXO XI
Transporte e Administração de Frotas

1. A Logística de Transportes
1.1. As Funções da Logística Integrada
1.1.1. A cadeia logística e suprimentos públicos com foco em transportes internos
1.1.2. O Custo dos transportes
2. A Gestão de Transportes
2.1. Sistema de Administração de Transportes
2.1.1. Órgãos Centrais, Setoriais, Subsetoriais e Detentores
2.1.2. Condutores e Usuários
2.2. Administração de Frotas
2.2.1. Fixação e Classificação de Frota e o Enquadramento dos tipos e marcas dos veículos
2.2.2. O Arrolamento
2.2.3. Aquisição e Locação de veículos
2.2.4. Doação de veículos
2.2.5. Veículos em Demonstração
2.2.6. A Identificação e Emplacamento
2.2.7. O Uso de Veículos Oficiais e o Tráfego
2.2.8. A Guarda e Conservação
2.2.9. As Cotas de Combustível e a Logística de Distribuição
2.2.10. O Demonstrativo Mensal de Consumo

Bibliografia
Abastecimento de Frotas. Decisão do TCE - Tribunal Pleno: TC-010639/026/11. Disponível em:
ABASTECIMENTO de veículos: prestação de serviços de gerenciamento do abastecimento de combustíveis de veículos. Cadastro de Serviços Terceirizados. v. 17. Disponível em: <http://www.cadterc.sp.gov.br>. Acesso em: 21 fev. 2010.
BOWERSOX, Donald J., David J. Closs, M. Bixby Cooper, Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Rio de Janeiro: Editora Campus/Elsevier, 2008. Capítulo 7, páginas 180 a 208 e Capítulo 8, páginas 209 a 231.
CARVALHO, Paulo Cesar Silva, A política de compras na administração pública brasileira. Disponível no site: <http://licitacao.uol.com.br/artdescricao.asp?cod=59>. Acesso em 03 fev. 2012.
CHRISTOPHER, Martin, Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos– criando redes que agregam valor. São Paulo: Thomson, 2007. Capítulo 1, páginas 1 a 40.
COTAS DE COMBUSTÍVEL, CONTROLE E PROCEDIMENTOS. Manual Combustível - Controle - Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 03 fev. 2012.
FARIA, Ana C., COSTA, Maria de Fátima Gameiro da, Gestão de custos logísticos. São Paulo: Editora Atlas, 2008. Capítulo 8, páginas 67 a 98.
LOCAÇÃO de veículos: prestação de serviços de transporte mediante locação de veículos. Cadastro de Serviços Terceirizados. v. 16. Disponível em: <http://www.cadterc.sp.gov.br>. Acesso em: 21 fev. 2010.
NOVAES, Antonio Galvão, Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2007. Capítulo 8, Págs. 241 a 273.
SÃO PAULO. Comunicado DETIN nº 05, de 25 de outubro de 1999. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Comunicado UCTI nº 03, de 12 de setembro de 2001. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 21.919, de 31 de janeiro de 1984. Disponível no site www.al.sp.gov.br.
SÃO PAULO. Decreto nº 21.919, de 31 de janeiro de 1984. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 39.942, de 02 de fevereiro de 1.995. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 40.102, de 24 de maio de 1995. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 40.104, de 25 de maio de 1.995. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 43.027, de 08 de abril de 1998. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 51.027, de 04 de agosto de 2006. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 51.463, de 01 de janeiro de 2007. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 51.469, de 02 de Janeiro de 2007. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 51.479, de 11 de janeiro de 2007. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 51.562, de 12 de fevereiro de 2007. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto nº 9.543, de 1º de março de 1977. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Decreto-Lei nº 208, de 25 de março de 1970. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Lei nº 705, de 07 de outubro de 1975. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Portaria DETIN nº 03, de 07 de outubro de 1999. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Portaria DETIN nº 14, de 27 de novembro de 1987. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Portaria GCTI nº 01, de 07 de fevereiro de 2007. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Portaria UCTI nº 01 de 1º de março de 2004. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Resolução CC nº 63, de 07 de outubro de 2003. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Resolução SGP nº 03, de 15 de janeiro de 2009. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
SÃO PAULO. Resolução SGP nº 04, de 15 de janeiro de 2009. Grupo Central de Transportes Internos. Disponível em: <http://www.gcti.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 fev. 2010.
TRIDAPALLI, Juarez Paulo, FERNANDES, Elton, MACHADO, Waltair Vieira. Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no Brasil. Disponível no site <http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/06.pdf>. Acesso em 03 fev. 2012.
VAZ, José Carlos, LOTTA, Gabriela Spanghero. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. In: Revista de Administração Pública - RAP. Rio de Janeiro: RAP – Revista de Administração Pública. 45(1): 107-39, Jan./fev. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n1/v45n1a06.pdf>.

ANEXO XII
CRONOGRAMA PREVISTO

Início
Fim
Evento
10/03/2014
28/03/2014
Inscrições
10/03/2014
02/04/2014
Encaminhamento do diploma de graduação ou Título de pós-graduação*.
09/04/2014
11/04/2014
Recursos referente às inscrições indeferidas.
19/05/2014
19/05/2014
Edital de Convocação para realização das provas.
Última semana de maio/2014.
Última semana de maio/2014.
Aplicação das provas
* Encaminhamentos feitos por correios deverão ser postados até 25/03/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,