Congresso 2015

Congresso 2015

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

IAMSPE - Alerta para doenças que se propagam com tempo seco









Baixa umidade do ar aumenta atendimentos no Hospital do Servidor Estadual
A baixa umidade do ar, predominante no verão, favorece o surgimento de problemas de saúde, principalmente em pessoas idosas. O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) atende cerca de 10% da população da terceira idade do Estado e faz um alerta para as doenças que se propagam com o tempo seco.

As consequências à saúde vão desde ressecamento dos olhos, boca e nariz até o agravamento de doenças respiratórias e infecções.

A diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Castellano, afirma que ingerir bastante líquido, evitar exercícios físicos entre 10h e 17h, umidificar o quarto antes de dormir, lavar as narinas com soro fisiológico, manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira e evitar frequentar lugares fechados estão entre os cuidados com a saúde durante a baixa umidade do ar.

Os sintomas alérgicos e respiratórios se acentuam com o tempo seco e as pessoas que já fazem tratamento para alguma doença respiratória crônica devem manter o uso regular dos medicamentos.

O oftalmologista Ewerton Giacondino, por sua vez, indica o uso de colírios lubrificantes. "Olhos e nariz devem ser hidratados para facilitar a respiração e evitar o acúmulo de impurezas."

Já a nutricionista Beatriz Macabu destaca a importância da ingestão de líquidos, principalmente água.

“É necessário ingerir no mínimo três litros de água por dia, além de sucos de frutas frescas e água de coco, pois mantém o corpo hidratado e afasta o risco de desidratação”, afirma.

Alimentos leves, como frutas, verduras e legumes, são os mais indicados e devem ser consumidos com frequência e preparados próximo ao momento da refeição.

Frituras devem ser substituídas por alimentos assados, assim como refeições pesadas e produtos industrializados e embutidos devem ser evitados.

Os alimentos também devem ser mantidos em locais frescos e arejados, mesmo com o prazo de validade vigente.

Banhos com água muito quente devem ser evitados, pois ressecam a pele e, em casos mais graves, levam à escamação e complicações.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,