Congresso 2015

Congresso 2015

quarta-feira, 16 de março de 2011

Convergindo forças e construindo o todo: comentário sobre liderança




Algumas músicas são de tirar o fôlego. Parece que os tons não tocam aos ouvidos, mas sim à espinha, produzindo sensações de leveza, arrepio e frio na barriga, que percorrem todo o corpo. Carmina Burana, do alemão Carl Orff, é uma dessas músicas, música do absurdo. Potente. Fortalecedora. Vibrante. Provocante. Impactante.

Chama atenção a construção desta obra. A visão do todo, a capacidade que Orff teve de convergir diversas tonalidades, velocidades e vibrações criando algo tão singular. As diversidades atuando em sintonia e produzindo algo maior do que as partes. Aliás, isto é essencial. O todo construído entre as partes com uma significância que tornam as partes não partes, mas singularidades no todo. Isto pode ser traduzido da seguinte forma: o músico responsável pelo tambor, ou o músico responsável pelo violino, ou mesmo o músico responsável pela batida dos pratos, tanto faz, ao concluir a obra saberá que não tocou tambor, violino ou prato, mas possibilitou a emanação de uma obra, fez surgir Carl Orff, Carmina Burana.

Essa simples percepção é essencial. Existe um sentido de criação muito interessante nos músicos e que deveria ser seguido pelos profissionais em geral; o entendimento – independente do que se faça – do sentido da coisa feita.

Outro ponto interessante de discussão suscitado pelo vídeo da execução de Carmina Burana é a liderança plena exercida pelo maestro, no caso André Rieu. Não se assemelha àquele que aconselha e conduz os demais. Pelo contrário, há confiança. Ele confia na capacidade de cada membro da equipe, confiança total; o líder-maestro apenas garante a harmonia, sendo os olhos dos próprios membros para enxergarem o conjunto da equipe. Talvez o grande elo do todo que unifica as singularidades. Um papel de liderança menos iluminista e esclarecedora, que se pretende à frente dos demais. Na verdade, ele vive para servir os demais, como já dito, como parte de seus olhos, o ponto de encontro de todos da equipe. Talvez esta percepção seja equivocada, mas é um breve exercício de reflexão a partir do vídeo acima.

Deliciem-se e se arrepiem, pois é salutar.

Ouça também outra versão da mesma música: http://www.youtube.com/watch?v=mDsffEtoF9A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,