Paul Klee
por W. Earl Sasser
Um executivo em ascensão calcula a resposta a dar a um superior hipercrítico.
Thomas Green fechou a cara ao ler de novo o e-mail enviado pelo novo chefe, Frank Davis, diretor de marketing da D7 Displays para o setor de turismo e hospitalidade. “Tom, correu tudo bem nas reuniões com clientes esta semana, mas teria sido melhor se você estivesse por dentro dos dados do mercado”, dizia a mensagem. “Quando estiver sozinho, espero que esteja mais preparado. É essencial para suas novas responsabilidades no desenvolvimento de estratégias de mercado na região.”
Tom levantou os olhos da mesa de trabalho, lotada de papel, e encarou desanimado a vista da nova sala no 20o andar da sede da empresa em Atlanta. Meses atrás, era o astro que mais subia ali dentro — fora promovido, imaginava, para trazer novas ideias ao negócio de terminais de autoatendimento. De executivo de contas, fora catapultado ao novo posto de especialista sênior de marketing. Passara à frente de colegas e faturara um aumento de 50%. Mas, nem seis semanas depois, ouvia — de novo — um sermão sobre como fechar uma venda. Se não conseguisse decifrar o novo chefe, teria sorte se completasse um ano no cargo.
Uma batida na porta veio interromper o devaneio. Era Frank Davis. O chefe foi entrando sem fazer cerimônia.
— Pensando na vida, Tom?
— Não, Frank — respondeu o rapaz com frieza. — Estava pensando no meu projeto de desenvolvimento de serviços para quiosques. Se não lançarmos logo alguma novidade, não vamos conseguir competir nessa arena. Sei que você não é fã do projeto, mas…
— Leu meu e-mail?
— Li, sim.
— E?
— E, sim. Vou me preparar melhor.
— Ótimo — disse Frank. — E, Tom, quero que você dê uma pausa nesse projeto. A reunião de estratégia de mercado é na semana que vem e ainda não vi seu plano, que era para ter sido entregue ontem. Nesse instante, é sua primeira e única prioridade. Capisce?
— Pode deixar — disse Tom, desanimado.
__________________________
Artigo gentilmente cedido pela Revista Harvard Business Review Brasil (www.hbrbr.com.br).
[1] W. Earl Sasser é titular da cátedra Baker Foundation Professor da Harvard Business School, no EUA, e diretor do Program for Leadership Development da instituição.
O link "Enfrentar o chefe ou puxar o carro? " está quebrado.
ResponderExcluirO texto é interessante mas não dá para ver o final
Enfrentar o chefe ou puxar o carro?
ResponderExcluiro link esta quebrado
Verificamos o ocorrido e infelizmente o site da Revista Harvard Business Review Brasil está temporariamente fora do ar.
ResponderExcluirsim... continua quebrado...
ResponderExcluirO site da Revista já está novamente no ar! Obrigado
ResponderExcluir