Congresso 2015

Congresso 2015

quinta-feira, 1 de março de 2012

Transmissão do Curso "Meritocracia e Gestão de Desempenho" - 1º dia




“Meritocracia e Gestão de Desempenho”, Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, é iniciativa da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) da Secretaria de Gestão Pública (SGP) do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Escola de Governo e Administração Pública da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Egap/Fundap).
O programa tem por objetivo geral desenvolver competências de servidores públicos do Estado de São Paulo para aplicar os instrumentos de avaliação de desempenho individual e, assim, iniciar um processo de mudança no modelo mental e conceitual sobre avaliação de pessoal na administração pública paulista. Os participantes serão chamados a pensar, problematizar e vivenciar a prática da avaliação de desempenho e suas implicações pessoais e profissionais no ambiente de trabalho.
Na próxima segunda-feira (05.03.2012) iniciamos o Bloco Conceitual do Curso com os seguintes módulos:

14h - Módulo 0 – Abertura: A Política de Recursos Humanos do Estado de SP

Breve exposição da política de recursos humanos, com referência  a ações que visam a fortalecer a meritocracia como instrumento de gestão de pessoas e melhoria da atuação do Estado.
  • A meritocracia hoje no Estado: apontamentos e desafios
  • Recursos Humanos na Administração Pública: uma visão

Docente: Unidade Central de Recursos Humanos

14h30 - Módulo 1 – Meritocracia e Gestão de Desempenho 

A meritocracia e o desempenho na sociedade atual, sob enfoque cultural, para trazer à tona questões que dinamizam ou resistem às implantações de modelos meritocráticos de gestão nas organizações atuais, especificamente as do setor público.
  • O que é meritocracia?
  • O brasileiro e a meritocracia: o que nos faz brasileiros?
  • Avaliar o desempenho ou justificar o desempenho, eis a questão
  • Desafios da Meritocracia: vitimização e privilégios
  • O indivíduo na organização pública atual e o mérito


Docente: Roberto da Matta



Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense. Curso de especialização em Antropologia Social do Museu Nacional. Possui M.A. e PhD pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Ver. Edmund Joyce, c.s.c de Antropologia. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Possui livros publicados, projetos de pesquisa, prêmios e títulos, artigos completos publicados em periódicos, textos em jornais de notícias/revistas e participação em bancas examinadoras.


Transmitiremos este evento, em tempo real, através do seguinte endereço: 
Consulte aqui as orientações para uso do streaming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,