Dulce Pires Flauzino[1]
Jairo Eduardo Borges-Andrade[2]
Sumário
1. Introdução;
2. Método;
4. Conclusão.
RESUMO
O comprometer-se com a
organização envolve alguma atividade do indivíduo no sentido de identificar-se
com ela e desejar manter-se como seu membro, a fim de satisfazer seus
interesses e facilitar o alcance das missões organizacionais. Adotando a
concepção de comprometimento afetivo de Mowday, Porter e Steers (1979), que enfatiza
a natureza do processo de identificação do indivíduo com os objetivos e valores
da organização, e a escala reduzida proposta por Bastos (1994), este artigo analisa
o comprometimento organizacional de servidores públicos ligados à atividade-fim
em saúde, educação e segurança. Os resultados apontam que o instrumento modificado
permite identificar o comprometimento dos servidores e que este está vinculado
à missão organizacional percebida e não à missão real. Na amostra estudada,
altos níveis de comprometimento foram encontrados entre servidores da área de
segurança, quando comparada às áreas de saúde e educação.
2. Método
Caracterização da amostra
Organizações participantes
Neste artigo foram consideradas
prestadoras de serviço as organizações cujas atividades estavam diretamente
ligadas ao atendimento de direitos sociais estabelecidos constitucionalmente:
moradia, alimentação, educação, saúde, cultura, lazer, transporte, segurança e
assistência social. Das instituições responsáveis pelo atendimento a esses
direitos sociais, foram selecionadas as do Distrito Federal que atendiam a
esses direitos sociais que eram tipicamente dever do Estado. De acordo com
Flauzino (1999:134-135):
- saúde — prestação de serviços de saúde física, mental e social nos níveis primário, secundário e terciário à população (hospitais e centros de saúde);
- educação — ensino sistemático e continuado em instituições escolares, promovendo o desenvolvimento intelecto-psico-socioambiental e atendimento às necessidades básicas dos alunos no período da infância e adolescência (escolas de 1º e 2º graus);
- segurança — envolve o desenvolvimento de atividades de fiscalização, vigilância e combate de situações que coloquem em risco a integridade e a vida da população (órgão militar).
Apesar de restringir a quantidade
de serviços prestados, foi mantida uma variação nos tipos de serviços
categorizados como direitos sociais de dever do Estado, a fim de garantir a
variabilidade da amostra. Assim, a cada dever correspondia uma organização
representante.
Devido ao “gigantismo” das
instituições participantes do estudo, houve necessidade de se estabelecer
critérios mais específicos para a escolha das “partes” da organização que
participariam da amostra. Foram eles: agrupamento das cidades por proximidade
regional baseado na recenticidade de fundação de algumas cidades-satélites do
Distrito Federal e do fracionamento das instituições próximas a essas cidades;
a quantidade de habitantes de cada cidade (que indicou o quanto poder-se-ia
agrupar as cidades), pois deveria haver um equilíbrio da quantidade de
habitantes entre os agrupamentos de regiões.
A adoção dos critérios
proximidade regional e tamanho da população resultou em cinco agrupamentos como
mostra a tabela 1[3].
A fim de aumentar a precisão das
estimativas das características da totalidade da população, a amostra foi
estratificada selecionando-se setores que representavam cada agrupamento de
cidades e que realizavam trabalhos substancialmente diferentes. Em seguida, foi
sorteado aleatoriamente um dos setores para que representasse seus assemelhados
e, em seguida, calculado o percentual de servidores de cada unidade em relação
ao número total de servidores da amostra total da organização.
O maior percentual do grupo de
cidades 1, que pode ser visto na tabela 1, foi por essa região ter maior
diversificação de unidades especializadas (um hospital central, um
materno-infantil etc). E também pela disponibilidade de aplicação coletiva e
pelo maior número de voluntários a participarem da pesquisa. Foi permitida a
participação de todos os respondentes que se dispuseram a fazê-lo, para evitar
que os participantes pensassem que eles haviam sido selecionados por outros
motivos que não o de que possuírem os pré-requisitos para responderem o
instrumento. A tabela 2 apresenta a amostragem das instituições com as
principais informações sobre elas.
Respondentes participantes
Participaram da amostra 902
respondentes que tinham o 2º grau
completo, desempenhavam atividades caracterizadas como atividades-fim da
organização[4],
pertenciam à organização há pelo menos dois anos; estavam inseridos em seu
quadro de empregos permanentes e estavam trabalhando na organização no dia da
coleta de dados (desde que, no momento da pesquisa, não estivessem prestando
serviços de emergência à população). O penúltimo pré-requisito foi estabelecido
por ser a cultura propriedade de uma unidade social estável, apenas onde existe
um grupo definível com uma história significante formada no decorrer do tempo
(Schein, 1985, 1990). A participação foi voluntária dada a natureza do tema e
da necessidade de os sujeitos darem respostas que correspondessem ao que
realmente pensavam sobre a instituição.
Dos 902 respondentes, 371
pertenciam a órgão militar, 266 a instituição educacional e 265 a instituição
de saúde, sendo 59% do sexo masculino e 40% do sexo feminino. Com relação a
idade, a maior parte estava na faixa de 20 a 40 anos (77%). Considerando o grau
de escolaridade, metade dos sujeitos possuía o 2º grau completo, 24% tinham curso superior
completo e 14% com cursos de especialização após o curso superior.
As variáveis funcionais
investigadas neste artigo consistiram em cargo de chefia (ter tido ou não
chefia) e o tempo em que a chefia foi exercida. Como pode ser visto, dos 21% de
sujeitos que exercem ou exerceram chefias, a maioria (44%) o fez por um período
de quatro a seis anos, seguida por seis a oito anos (33%) e por oito a dez anos
(15%).
Instrumentos
Os instrumentos utilizados na
pesquisa foram escala de comprometimento organizacional afetivo (Bastos, 1994)
e os instrumentos para identificação de missão organizacional propostos por
Gilbert (1978).
O instrumento para a
identificação do comprometimento organizacional afetivo foi uma escala tipo
Likert de sete pontos, composta por nove itens (α = 0,88). Isso teve duas
razões básicas: o instrumento de formato reduzido apresenta um α de Cronbach
superior ao da versão completa da escala e os nove itens da escala OCQ reduzida
se relacionam mais ao compartilhamento de objetivos e valores da organização, o
que era objeto de interesse da pesquisa e não inclui aspectos relativos a
intenções de rotatividade, que de certa forma prejudicam a concepção de
comprometimento que se queria enfatizar.
A identificação das realizações
esperadas no nível político foi feita por intermédio das especificações dos resultados
a serem alcançados pelas instituições de segurança, saúde e educação estudadas.
Aplicando-se entrevista e analisando-se documentos, foi feito o levantamento
das missões organizacionais[5],
seguindo-se as regras descritas por Gilbert (1978). Após a identificação das
realizações esperadas no nível político, as mesmas foram submetidas ao Teste
Acorn (ver quadro). Nele, as respostas devem ser dadas pelo pesquisador e
baseadas em dados obtidos por intermédio de entrevistas (roteiro traduzido por
Flauzino, 1991 e publicado por Flauzino e Milani, 2000) em consonância com as
orientações de Gilbert (1978) e análise de documentos da e sobre a instituição.
Para que haja uma caracterização das reais missões da organização (referente
aos seus verdadeiros objetivos), as respostas a todas as questões devem ser
afirmativas. Essas perguntas também são úteis para verificar se as realizações
esperadas foram realmente identificadas e se a missão foi formulada de modo a
ser facilmente entendida.
Procedimentos de coleta e
análise de dados
Autorizada a participação das
instituições selecionadas por seus responsáveis legais, os ocupantes dos cargos
de interesse foram contatados por meio de suas chefias. A coleta de dados foi
iniciada com a realização de análises documentais (relatórios, controles e
jornais internos, processos, correspondências, além de publicações externas
relacionadas à organização), que indicaram as pessoas-chave da instituição que
deveriam ser entrevistadas. Em seguida, foram realizadas entrevistas
semi-estruturadas (com as pessoas-chave) baseadas no levantamento de missões
organizacionais (Flauzino, 1999). Após a análise documental e a execução das
entrevistas, foi especificada a missão da instituição por meio da análise
qualitativa dos dados. A seguir, foi montado o Teste Acorn para verificar se a
missão foi identificada corretamente, constituindo-se a missão real da mesma.
Numa segunda etapa, foi aplicada
à amostra anteriormente definida aqui a escala de comprometimento
organizacional afetivo. Ao final do instrumento, foi solicitado aos sujeitos
que descrevessem brevemente as principais missões organizacionais da
instituição na qual trabalhavam. Inicialmente foi planejada a aplicação
coletiva do instrumento. Mas dificuldades operacionais, como agrupar
respondentes, tempo despendido para agrupá-los (mesmo que de forma alternada) e
disponibilidade apresentada pela organização e pelos aplicadores do
instrumento, levaram à escolha de três tipos de procedimentos de coleta de dados:
aplicação coletiva, entrega e recolhimento de questionários por aplicadores da
pesquisa e por coordenadores pedagógicos. Ao recolher os questionários respondidos,
eram examinadas as lacunas de preenchimento deixadas e solicitado o
preenchimento. A recusa dos respondentes em fazê-lo resultou na desconsideração
de suas respostas quando o índice de dados ausentes superava 10%.
Na terceira etapa, as missões
especificadas pelos respondentes na questão aberta do instrumento geral foram
submetidas a uma análise de conteúdo, resultando no estabelecimento de
categorias de missões percebidas.
Na quarta etapa, as categorias
das missões percebidas pelos respondentes foram comparadas à missão real
(identificada na primeira etapa). A seguir, as missões percebidas foram
classificadas em duas categorias maiores: missão percebida coincidente com a
missão real; e missão percebida não coincidente com a missão real.
A análise dos resultados foi
feita em duas etapas: uma qualitativa e outra quantitativa. A análise
qualitativa ocorreu quando da análise de documentos e entrevistas, e ao
realizar-se a análise de conteúdo das missões organizacionais relatadas pelos
respondentes ao final do instrumento de coleta de dados.
Já a quantitativa foi efetuada
por meio de análises estatísticas descritivas e multivariadas utilizando-se o
software SPSS for Windows, a fim de processar os dados contidos nos
instrumentos por meio da análise fatorial da escala de comprometimento
organizacional afetivo.
Basicamente, as análises
qualitativa e quantitativa buscaram abranger várias formas de análise de dados
e compatibilizá-las, já que os mesmos foram obtidos por intermédio de métodos
de coleta diferenciados. O uso de métodos de coleta e de análise diversificados
e complementares se justifica pela necessidade de se conseguir captar a complexidade
existente nas organizações e, conseqüentemente, entendê-las de forma mais
completa e dinâmica.
Artigo gentilmente cedido pela Revista de Administração Pública - RAP da Fundação Getúlio Vargas - FGV.
Publicado originalmente em: Rev. Adm. Pública v.42 n.2 Rio de Janeiro mar./abr. 2008, pp. 253-273.
[1]
Mestre e doutora em psicologia
pela Universidade de Brasília (UnB) na área de psicologia organizacional e do
trabalho. Professora adjunta I da Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento
de Psicologia. Endereço: Rua Barão de Cataguases, 95, ap. 201, Centro — CEP 36015-370,
Juiz de Fora, MG, Brasil.
[2]
Mestre
e doutor em sistemas instrucionais pela Florida State University, Tallahassee,
EUA e pós-doutor pela International Food Policy Research Institute, I.F.P.R.I.,
Estados Unidos, pela University of Sheffield, Sheffield, Grã-Bretanha e pela
Rijksuniversiteit Gröningen, RUG, Holanda.
Professor titular da Universidade
de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do
Trabalho. Endereço: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Campus Darcy Ribeiro, ICC/Ala
Sul Asa Norte — CEP 70910-900, Brasília, DF, Brasil.
[3] As
análises realizadas neste artigo não avaliaram as diferenças entre os
agrupamentos de cidades devido a conflitos políticos intensos ainda vividos,
em virtude das eleições no Distrito Federal ocorridas à época da pesquisa.
[4] Borges-Andrade
(1994:50) assim diferencia segmento-meio e segmento-fim: “entende-se por segmento-meio aquele que está mais distante da
consecução dos objetivos da instituição, seja em termos ocupacionais (...) ou em termos organizacionais
(...). O segmento-fim, por outro lado, é o que tem ocupações (...) ou está lotado em setores
organizacionais (...) próximos da consecução dos objetivos institucionais”.
[5]
Baseado na teoria de Gilbert (1978), foi construído por Flauzino (1999) um guia
de identificação das missões organizacionais, que foi utilizado juntamente com
análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Ressaltamos que o mesmo
faz parte de um guia mais amplo utilizado para o diagnóstico de problemas
específicos nas instituições. Maiores detalhes podem ser vistos em Flauzino
(1999).
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