Congresso 2015

Congresso 2015

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Certificação para Gerente de Organização Escolar: início das avaliações



Na próxima segunda-feira, 09.04.2012 inciam-se os exames da Certificação para Gerente de Organização Escolar. Abaixo trazemos algumas dicas para minimizar a ansiedade e evitar problemas desnecessários.

Planeje a ida ao Centro de Teste

Muitos problemas e dores de cabeça podem ser evitados se planejarmos de forma adequada a ida ao Centro de Teste. Para isto é preciso conhecer o local do centro de teste e as dificuldades que podem se apresentar, como o transito nas grandes cidades. Para evitar este transtorno siga as seguintes recomendações:

1. Avalie com antecedência o meio de transporte mais adequado. 
Muitas vezes o transporte público pode ser a melhor solução, evitando-se problemas na localização de pontos para estacionamento de carros. Se optar por transporte próprio, verifique a disponibilidade de estacionamento nas redondezas. Caso opte por transporte público analise qual o mais adequado e próximo do destino.

2. Avalie o trajeto mais adequado para chegar ao centro de teste. 
É importante que o candidato conheça, previamente, as redondezas do centro de teste, evitando-se atrasos desnecessários. Além das redondezas é importante ter completa clareza de COMO chegar ao local do exame. Recomendamos que os candidatos, antes da data do exame, sempre que possível visitem os locais de exame. Caso não seja possível, sugerimos que utilizem o GoogleMaps para conhecer o trajeto e as redondezas do centro de teste. Abaixo você poderá consultar um vídeo instrucional de como utilizar o GoogleMaps.

video



3. Crie um checklist com tudo que deverá ser levado no dia do exame. 
Muitas vezes nossa memória falha, principalmente em momentos de tensão. Exames como o da certificação sempre acabam gerando um pouco de tensão nos candidatos. Por isto sugerimos a elaboração de uma lista para ajudar a memória a não faltar no momento crucial e aumentar ainda mais a tensão. Anote na lista tudo o que você precisa providenciar para o exame.




Postura durante a realização do exame

Durante a realização do exame o candidato deverá atentar para algumas normas de condutas.

1. Não será permitida a entrada com alimentos e bebidas. 
Pelo fato do exame ser mediado por computador o porte de alimentos e bebidas é proibido, para evitar danos ao patrimônio. Portanto, alimente-se corretamente e hidrate o corpo adequadamente. Isto evitará desconfortos e trará maior disponibilidade durante a realização do exame.

2. Não será autorizada nenhuma espécie de consulta. 
Importante observar que o silêncio durante a realização do exame não é apenas obrigatório, mas uma educação para com os parceiros que realizarão o exame no mesmo momento que você. 

3. Você poderá solicitar ao fiscal de sala formulário para entrar com recurso contra as questões da certificação. 
O candidato poderá solicitar ao fiscal um formulário para entrar com recurso, caso encontre alguma questão que apresente erro. Lembramos que os recursos deverão ser devidamente fundamentados e que  não há limite por candidato. NÃO DEIXE DE EFETUAR O RECURSO SE NECESSÁRIO, pois não haverá possibilidade em oportunidade futura.

4. Todo material utilizado pelo candidato deverá ser obrigatoriamente devolvido ao fiscal.
O papel para rascunho e folhas de recursos deverão ser, obrigatoriamente, devolvidos ao fiscal, não podendo o candidato deixar a sala do CT portando-os.


Tranquilidade

Por fim, para um melhor desempenho é importante manter a calma e tentar conter a ansiedade. Confiar em seus conhecimentos, ler com atenção, refletir e ter tranquilidade nas respostas são atitudes que podem, e muito, ajudar na obtenção de um bom resultado.

Acima de tudo, continue sempre estudando e investindo em você. 

Muito boa sorte a todos!

27 comentários:

  1. não fui bem na prova. Sou a única AOE. da Unidade, se não vier nenhum Goe para minha UE, como fica? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO caso de não haver GOE o Diretor avocará as responsabilidades do GOE.

      Excluir
  2. BOA TARDE! O MONITOR ME DISSE QUE O RESULTADO SERIA DIVULGADO ATÉ O 5º DIA ÚTIL APÓS A DATA QUE EU REALIZEI MEU EXAME,PORÉM PELO QUE EU ENTENDI NO EDITAL SERÁ DIVULGADO APENAS APÓS O FINAL DA APLICAÇÃO DO EXAME, OU SEJA O 5º DIA APÓS 09/05.PODERIAM ME ESCLARECER ESSA DÚVIDA, OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado será liberado apenas após o término do período dos exames.

      Abraços,

      Excluir
  3. Fiz somente o módulo 1, por falta de acesso á internet no local do exame, não pude fazer o módulo 2. Terei oportunidade? Como reconhecer o idoneidade do processo, visto o ocorrido e não poder ter acesso às respostas e não caber recurso e revisão das provas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,

      Boa Tarde!

      Vamos verificar a ocorrência, mas fique tranquila, o inventário comportamental não motiva a reprovação na certificação. A FGV entrará emc ontato para completar esta etapa,s em qualquer prejuizo a você.

      Com relação a segunda pergunta. Cabe-se recurso, mas durante as provas. A idoneidade é garantida por um sistema inteiramente auditável, com todas as ações do usuário gravadas. Ação esta feita por empresa externa e apta para tal. O mesmo processo com prova de papel, que após entregue fica em poder da empresa avaliadora.

      Atenciosamente,

      Excluir
  4. Olá pessoal...fiz a prova no dia 27/04-, ....por causa de um barulho infernal de uma obra no predio me desconcentrei, depois de muita reclamação resolveram ligar para o Rio de Janeiro para pedir autorização para que pudesse para com o barulho, isso foi lamentavel, a minha preparação de aproximadamente um mês foi para o ralo, deixei uma reclamação por escrito, mas sabendo que não vai dar em nada, mesmo porque fico na duvida se os fiscais irão relatar o que houve, mas deixo aqui a minha indignação pela falta de respeito para com os funcionários, espero que não aconteça o mesmo com os outros candidatos....espero que alguém me responda alguma coisa que tire a minha indiganação.
    Abeaços Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera,
      Solicitamos a gentileza de encaminhar a manigfestação através de nosso fale conosco, informando local e hora da realização, para que possamos averiguar o ocorrido no centro de teste.

      Excluir
  5. Olá pessoal, após o resultado da certificação, havendo mais que um habilitado por unidade, quais os critérios para a escolha? Segundo o informado na vídeo conferência no ano passado,teríamos outros requisitos para auxiliar o diretor na hora da escolha. Foi dito que poderia ser assiduidade, grau de escolaridade etc..., isso realmente está sendo cogitado? ou vai ser apenas a aprovação na certificação e o diretor escolhe e pronto!!!!!
    aguardo retorno.
    marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, Os critérios ainda não foram finalizados Hoje tivemos uma conversa com a Secretaria da Educação, dando andamento na definição destes critérios. Em breve teremos isto publicado, mas, conforme determina o Decreto nº 57.462/2011, haverá critérios adicionais para a designação.
      Abraços,

      Excluir
  6. Olá, boa noite!

    Gostaria de registrar minha decepção com a prova de GOE. Ao ler posteriormente como funcionava o Software de aplicação da prova, entendi que o modo de distribuição das questões foi injusto. Dizia que se voce errasse a questão, o sistema te selecionava uma questão mais facil, e se acertava, vc ía para um nivel de dificuldade maior. Ocorre que eu pulei varias questões, para pensar melhor, e só assinalava as que eu tinha certeza, para voltar depois nessas outras, que acabaram ficando com nivel de dificuldade maior porque as anteriores estavam certas.
    Ou seja, essas questões que eu deixei para depois estavam de fato mais dificeis, com conceitos muitos decorados de lei, tinha que ser exatamente o que estava escrito na legislação ("decoreba"), não tinha nada a ver com a prática, porque na pratica não decoramos as leis, sabemos o sentido mas não o que dizem literalmente, e não foi isso que foi dito pelo representante do RH na videoconferencia sobre a certificação, dizia que teria a ver com a pratica, que não era para nos preocuparmos. As questões foram mais dificeis, com pura "decoreba", e por isso acho que não atingirei o minimo em gestão escolar (50%), apesar de ter ido bem nas outras materias. É muito injusto, se vc sabe mais, é prejudicado, se sabe menos é beneficiado, se pula as questões sem responder, para voltar depois também é prejudicado,pois o que conta é a ultima questão que vc fez. A minha prova não foi nada parecida com as dos outros, foi mais dificil, as questões simples que cairam para os outros não cairam para mim.
    Sou secretaria de escola efetiva há 8,5 anos, sempre fui de fato a "gerente" dos agentes e agora serei uma mera, "pau-mandado" de alguem que sabe menos do que eu, e que vai ganhar o "merito" da boa gestão através do meu trabalho e meu esforço. É o reconhecimento que temos, nós secretarios, depois de tanto tempo de dedicação e de responsabilização por tudo que acontece na escola. É triste!

    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,
      1. Nós não utilizamos a CAT - Computer-Adaptive Test (Teste Adaptativo) não foi utilizado para este processo de certificação ocupacional. Optamos por outro modelo, para esta primeira experiência. Assim, podemos garantir que a sua prova não ficou mais difícil pela não seleção das respostas que deixou em branco passando para as próximas.

      2. com relação às perguntas, elas foram focadas na bibliografia de referência, que são, em sua grande maioria de uso diário dos servidores da escola. Outra grande referência foram os cursos promovidos pela Secretaria da Educação para o publico envolvido na certificação. Outras bibliografias eram focadas em gestão e Administração Pública, para a parte das competências básicas.

      Além do mais, as questões formuladas tiveram o direcionamento aplicado. Ademais do descontentamento, informamos que a avaliação considera o público avaliado, para gerar informações consistentes. As questões, apesar de passarem por diversas revisões serão analisadas, novamente, a partir de quinta-feira à luz da aplicação de dos resultados.

      Excluir
  7. BOA NOITE!

    É O QUE EU REALMENTE ESPERO, QUE AS QUESTÕES SEJAM MELHOR AVALIADAS, POIS NA VIDEOCONFERENCIA DADA EM NOVEMBRO FOI DITO QUE A PROVA TERIA A VER COM A PRATICA E NA PRATICA QUANDO TEMOS DUVIDAS, CONSULTAMOS AS LEIS, MAS NÃO AS DECORAMOS, SABEMOS QUAIS SAO OS DIREITOS E DEVERES, MAS NÃO DECORAMOS O TEXTO DE LEI. ALIAS, TODAS AS VEZES QUE TEMOS DUVIDAS SOMOS ORIENTADOS A CONSULTAR A SUPERVISÃO DE ENSINO, QUE NÃO NOS DÁ RESPOSTAS IMEDIATAMENTE, VÃO CONSULTAR A LEGISLAÇÃO E DEPOIS NOS RETORNAM. AINDA, NEM ADVOGADOS SABEM AS LEIS DE COR (DIGO, LITERALMENTE), ELES CONSULTAM OS CODIGOS CIVIL,PENAL, ETC.
    A RECLAMAÇÃO QUE ESTOU REPASSANDO É GERAL, VARIOS CANDIDATOS SE SENTIRAM PREJUDICADOS, BASTA CONSULTAR O BLOG DOS SECRETARIOS. NOSSA ROTINA É CONSULTAR AS LEIS QUANDO NECESSARIO, E NÃO DECORALAS "COMO UM PAPAGAIO". ENFIM, ESPERO DE FATO, O BOM SENSO NA REANALISE DAS QUESTÕES E DA DIFERENÇA DE DIFICULDADE ENTRE ELAS, POIS HOUVE MUITA DIFERENÇA ENTRE ELAS EM NIVEL DE DIFICULDADE.
    AFINAL, SE O OBJETIVO É DESONERAR O DIRETOR DE TAREFAS ADMINISTRATIVAS, PARA QUE O GERENTE AS EXERÇA, É NECESSARIO UMA PESSOA COM MATURIDADE PROFISSIONAL E BOM SENDO E NÃO UM COMPUTADOR COM RESPOSTAS AUTOMATICAS. AINDA TENHO UM POCO DE FÉ NESTA INSTIUIÇÃO, E DESCULPEM A RISPIDEZ, QUE O BOM-SENSO PREVALEÇA!

    OBRIGADA
    ANA

    ResponderExcluir
  8. PREZADOS AMIGOS!
    SOLICITO INFORMAÇÃO DO MOTIVO DA DEMORA NA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS, VISTO QUE JA TERMINARMA AS AVALIÇÕES!
    GOSTARIA DE SABER SE VÃO PUBLICAR AQUI E COMO CADA UM VAI SABER DO RESULTADO.
    ATENCIOSMANTE!
    ALEXANDRE

    ResponderExcluir
  9. bom dia

    É verdade que as designações GOE atuais serão cessadas em 30/06/2012 e as novas a partir de 01/07/2012? No momento estou em efetivo exercício, mas provavelmente nesta data não estarei, pois entrarei em Licença Gestante. Gostaria de saber como fica a minha situação, a partir do momento que esse tipo de licença é considerada como efetivo exercício para todo e qualquer fim. Caso eu não venha a ser designada em 01/07 continuarei a ser provisória até voltar, ou minha designação poderá ser cessada?

    grata
    Janaina

    ResponderExcluir
  10. marcelo

    ESPERO QUE VCS LIBEREM LOGO OS RESULTADOS.
    O QUE ESTÁ FEITO ESTÁ.

    ResponderExcluir
  11. MARCELO

    QUANDO VCS IRÃO PUBLICAR O EDITAL PARA PROMOÇÃO

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde
    Gostaria de saber se tem fundamento a pergunta da Janaina, que as designação serão cessadas a partir de 30/06 ou 01/07?
    Eu acho que em virtude do adiamento no processo da certificação, quando deveria ter ocorrido em até seis meses, e agora a com problemas na divulgação dos resultados, deveriam ser cessadas as designações dos não aprovados somente ao completar um ano agora em 12/07/2012.

    ResponderExcluir
  13. Prezados,

    O Edital será publicado na segunda quinzena do corrente mês.
    Lembramos ainda que não houve problemas na divulgação dos resultados, estamos apenas aguardando para expor ao Sr. Secretário da Educação e em seguida liberá-los para cessação das designações e novas designações.

    ResponderExcluir
  14. Se eu for aprovada neste processo seletivo posso pedir remoção para uma outra escola onde não tenham aprovados e exercer a função de GOE???

    ResponderExcluir
  15. Em qual site será publicado o referido edital com os resultados?

    ResponderExcluir
  16. EDISON - MOGI MIRIM19 de junho de 2012 08:54

    Até onde me lembro, ja explicado aqui mesmo no blog da UCRH, as atuais designações de GOE são validas por 30 dias após a publicação da certificação, ou seja, enquanto nao sair a publicação da CERTIFICAÇÃO, (não resultado da prova), da certificação, as atuais designações serão mantidas..... esta correto ?

    ResponderExcluir
  17. Pois é...além das provas estarem mal elaboradas (visto a grande quantidade de recursos), os organizadores não conseguem cumprir prazos estipulados por lei...e nós aqui mais uma vez ficamos esperando...tá na lei novamente (2ª quinzena de junho) vai sair no dia 30/06 às 23h59min. É cada uma !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande quantidade de recursos não refletem a má elaboração das provas, mas a liberdade de todos colocarem suas opiniões. Na verdade os recursos deferidos foram em números bem reduzidos, tendo um aproveitamento muito acima da média das avaliações existentes.

      Com relação aos prazos eles estão sendo cumpridos. Se houve necessidade de postergar, fizemos, com ampla divulgação e publicidade. Ainda estamos dentro da segunda quinzena de junho, conforme definido.

      Excluir
  18. Passei por aqui e li alguns comentários e respostas do RH...dizer que as provas estavam no mesmo nível de dificuldade, que as as perguntas das provas foram focadas na bibliografia de referência, que são, em sua grande maioria de uso diário dos servidores da escola, é subestimar-nos. Pra terem uma ideia, na minha prova, fui questionado sobre a função do DENATRAN. A outra, sobre um mal súbito de um aluno e o que deveria ser feito. Usar o bom senso? Queria saber em qual parte da legislação estão essas duas respostas. Seria bom mesmo analisarem as questões ou ao menos se colocarem no lugar de um funcionário que trabalha dentro de uma escola como eu há 19 anos, ai,verão que a prova não condiz com a realidade de uma unidade escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à afirmação de que cairam questões referentes ao DENATRAN é preciso observar o seguinte: há a previsão de um item chamado Administração Pública, com questões gerais sobre aspectos concernentes a este tema. O DENATRAN, assim como outros órgãos, foram utilizados para ilustrar o enunciado.

      Um exemplo. Uma questão poderia perguntar: "A Secretaria de Administração Penitenciária abriu dois novos presídios, com capacidade de até 1.500 presos em regime fechado cada um. Para tanto necessita contratar 300 novos servidores. Qual o processo de contratação de servidores a ser utilizado?" Obviamente, esta pergunta não caiu, trata-se de um exemplo nosso. Assim como citar SAP, SEE ou SGP não muda o cerne da questão que são os conhecimentos sobre a forma de acesso a cargo público.

      Na prova não cairam apenas enunciado com o DENATRAN, mas com Secretaria de Agricultura, Secretaria da Saúde, etc... Reforçamos, são ilustrações do enunciado.

      Sobre a questão do mal súbito, informamos que este assunto foi tratado na seguinte bibliografia:
      Subtema: Primeiros Socorros
      Bibliografia: Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal. SEE/FUNDAP, 2011, Aula 3.

      Excluir

Esclarecemos que neste Blog, todos os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e adotamos um sistema de monitoração dos comentários, a fim de evitar alguns tipos de constrangimentos. Sendo assim, o comentário não será publicado caso se enquadre nos seguintes casos:

- Mensagens não relacionadas ao Post.
- Mensagens com caráter depreciativo.


Agradecemos a participação,